"Dia Voa" no cineclube Goitacá
Jhonattan Reis 14/11/2017 19:19 - Atualizado em 17/11/2017 14:55
Chico Buarque
Chico Buarque / Divulgação
Registros das gravações de “Chico” (2011), penúltimo álbum de estúdio de Chico Buarque, estão presentes no documentário “Dia Voa” (2011), dirigido por Bruno Natal. O filme, que traz depoimentos e cenas inéditas, será exibido nesta quarta-feira (15) à noite no Cineclube Goitacá. Quem apresenta a obra é o professor e pesquisador Marcelo Sampaio. A sessão começa às 19h, na sala 507 do edifício Medical Center — esquina das ruas Conselheiro Otaviano e Treze de Maio, no Centro de Campos. A entrada é gratuita.
Marcelo Sampaio explicou que “Dia Voa” traz muitas curiosidades sobre as gravações de “Chico”.
— Como o documentário mostra muito dos bastidores da gravação, há coisas muito curiosas, como Chico e seus músicos acertando a harmonia para gravar, Chico em busca da sonoridade que ele queria, eles analisando os melhores acordes que serão utilizados. O filme entra na intimidade do processo de gravação — disse Sampaio, que ainda afirmou que levará várias curiosidades sobre Chico Buarque para os bate-papos pré e pós-sessão.
— Em “Dia Voa”, eles mostram coisas que a gente pode até achar que artistas do nível de Chico não fariam. Um exemplo disso é quando vemos imagens de Chico e os músicos ensaiando na casa do maestro da banda, que é o Luiz Claudio Ramos. Isso antes de gravar no estúdio. Fato importante é que este documentário contribuiu para as vendas do disco. Até a divulgação do filme, eles já tinham vendido 25 mil CDs na pré-venda. Com o lançamento do documentário, esse número pulou para 50 mil. Então, “Dia Voa” dobrou o numero de CDs pré-vendidos — lembrou Marcelo.
O apresentador da noite comentou que a ideia de fazer o documentário surgiu depois que as imagens foram feitas.
— As imagens não foram capturadas com o intuito de fazerem parte de um documentário. Elas simplesmente foram feitas. A gravadora do Chico, a Biscoito Fino, resolveu fazer imagens das gravações do CD para serem disponibilizadas no site que fizeram à época para divulgação e lançamento, o chicobastidores.com.br. Então, eram várias imagens — explicou, acrescentando:
— Depois que já estava tudo gravado, o Bruno Natal, que faz parte da equipe da Biscoito Fino e trabalhou na captação das imagens, percebeu potencial naquilo e resolver fazer um documentário. Ele, então, compilou vários registros, além de outros que foram feitos, mas não postados no site promocional, e criou o filme, que tem uma hora e dois minutos de duração.
O documentário não chegou a ser exibido em cinemas, segundo Sampaio.
— Ele não entrou em circuito. Nunca foi exibido em uma sala de cinema porque não foi feito com esse fim. A maioria das imagens que vamos ver no filme foram exibidas no site promocional do disco.
Marcelo Sampaio assistiu a “Dia Voa” pela primeira vez ainda em 2011.
— Eu acompanhava o site, era frequentador. Por isso, logo soube da produção. Agora, acho que é um bom aperitivo assistirmos a este filme para fechar o ano e aguardar os shows do novo CD de Chico, “Caravanas”. O disco foi lançado em agosto e os primeiros shows da turnê serão em janeiro, no Rio.
Para a sessão desta quarta, Sampaio deixa um aviso para os cineclubistas.
— Como é feriado, a entrada principal do edifício Medical Center vai estar fechada. Então, quem for ao Cineclube precisa bater na porta branca que tem na lateral da entrada principal. O segurança do lugar vai abrir e a pessoa poderá subir para a sala do Oráculo, onde acontece a sessão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS