Projeto Cinema na Praça em Italva
04/11/2017 15:35 - Atualizado em 07/11/2017 14:23
Cinema na Praça
Cinema na Praça / Divulgação
O projeto Cinema na Praça tem movimentado o público de todas as idades em Italva. A exibição do filme “O Pequeno Chefinho” atraiu desde as crianças, adultos e à melhor idade. A proposta da Secretaria de Cultura é de levar atividades culturais às praças da cidade e resgatar a tradição dos espaços para convivência familiar.
A artesã Fabiana Oliver aproveitou para levar os dois filhos Davi de Souza Oliveira, 7 anos, e Gabriel de Souza Oliveira, 9 anos, para assistir à sessão que teve direito a pipoca e refrigerante e muita animação. Para Fabiana, que gosta de acompanhar os lançamentos no cinema, se desloca a Campos e aproveita para dar oportunidade aos filhos de assistirem um filme numa tela maior. Ao final, os meninos gostaram da experiência. Foi uma festa e para muitos o momento de assistir o filme dedicado ao público infantil. Uma experiência bem sucedida com um grande público. A exibição do filme aconteceu em todas as praças desde o inicio da semana passada.
O projeto vai ser ampliado e ser levado a todos os bairros é o que promete o secretário de Cultura, Erivelton Mendes, que promete ainda este ano realizar esta etapa em cinco locais e ampliar no ano que vem e levar o programa a todos os distritos.
Cinema na Praça
Cinema na Praça / Divulgação
— Queremos que a cultura chegue até as pessoas. Não pretendemos ficar focados no centro da cidade e obrigar a população a se deslocar sempre que tiver algo. Precisamos reacender nos bairros e localidades o encontro entre moradores — disse Erivelton.
A iniciativa tem o objetivo de levar arte e cultura cinematográfica para a população de Italva que não possui um cinema. Pretende também dar oportunidade aos menos favorecidos a possibilidade de assistir algo em uma tela grande. O projeto visa também oferecer lazer nas praças, seguindo o intuito de resgatar o convívio social entre as pessoas, hoje voltadas para o mundo virtual da internet.
Do sonho à realidade — Apaixonado por cinema, Erivelton Mendes foi proprietário de uma locadora de filmes e recorda que em sua adolescência gostava de frequentar as salas de projeção no Rio de Janeiro. De volta a Italva, percebeu a necessidade de criar o projeto. A ideia surgiu com o incentivo de revitalizar as praças. Primeiro vieram as apresentações musicais e culturais. Logo em seguida, a instalação de acesso gratuito à internet na Praça da Matriz.
— Na minha juventude a praça era ponto de encontro obrigatório. Ali surgiam ideias, novas amizades, lideranças e até romances sadios e que duram até hoje. Sei que esse resgate é difícil, mas temos que tentar algo — salientou.
Resgatar o encontro entre as pessoas na principal praça da cidade, que até pouco tempo era diariamente frequentada por jovens e adultos que se socializava mesmo sem a promoção de eventos. A colocação da internet livre foi mais uma forma de atrair em especial os jovens que hoje não conseguem ficar desconectados e, com isso, movimentar o ambiente. São muitas as recordações. A radialista Fabiana Porto recorda que foi na praça que conheceu o atual marido João Cláudio.
— Tudo começou na praça, depois um encontro, aconteceu o primeiro beijo e o namoro. Já passaram cinco anos de casados e somos muito felizes. Temos uma filha de dois anos e a praça nos traz muitas recordações do início do namoro. E a praça é um lugar para recordar bons momentos — afirmou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS