Comida de buteco na orla macaense
03/11/2017 18:02 - Atualizado em 06/11/2017 13:59
Organizadores estão entusiasmados
Organizadores estão entusiasmados / Divulgação
O Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros promove a segunda edição do Butecando na Orla, com uma festa de lançamento dia 15 de novembro, feriado que cairá numa quarta-feira. Haverá samba de roda nos barcos da orla e um estande com comida de boteco. Entre os dias 15 de novembro e 06 de dezembro, os restaurantes estarão comercializando os pratos dentro dos estabelecimentos como parte do cardápio, com preços entre R$15 e R$ 25.
Já nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, o Butecando na Orla estará nos estandes dos restaurantes na rua. Uma vasta programação cultural está sendo planejada para os três dias, que irá culminar com a premiação da melhor comida de boteco do festival. Os jurados serão chefs renomados.
“O Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros está na contagem regressiva para encerrar com êxito o ano de 2017. Muitas novidades estão sendo planejadas para a segunda edição do Butecando na Orla. As ofertas de pratos serão bastante variadas e teremos além dos 16 associados do Polo, os botecos da cidade como convidados. Estamos também já pensando no Réveillon 2018”, destaca o presidente Renato Nicoli.
O evento está no calendário oficial do município e conta com o apoio da Prefeitura. Ele segue o calendário anual do Polo Gastronômico, que começa em março com o Festival da Sardinha Samba e Choro; é seguido em junho pelo Beer Beach Burger, de hambúrgueres, rock e cervejas artesanais; depois em agosto acontece o maior deles, o Festival Gastronômico. Em outubro, é a vez do evento Camarão e Sabores do Mar e em dezembro, o Butecando.
Além dos eventos estabelecidos, o Polo promove um dia de Carnaval na orla. Todos oferecem entretenimento e lazer, com uma infraestrutura dotada de conforto, segurança e comodidade, no visual cartão postal de Macaé: a orla da Praia dos Cavaleiros.
O Polo é formado por 16 restaurantes: Bem Natural, Devassa, Durval Gastronomia, Estação da Praia, Ilhote Sul, Kebab Store, Luigi Ristorante, Parada do Chopp, Picanha do Zé, Seu Adonias Botequim, Lancheria, Guria Café e Brigaderia, XurrasClube, Boteco do Bigode, Le Blanc e Frutos de Goiás.
Renato Nicoli explica que todas as culturas têm seus ícones que expressam alguns dos valores das suas respectivas sociedades: o bistrô francês, o pub inglês, as cantinas italianas, os izakayas japoneses, e os bodegones argentinos. “O boteco é um ícone da cultura brasileira, por ser o cenário de integração das semelhanças e diferenças culinárias, sociais e artísticas tendo valores muito relevantes ao brasileiro no seu DNA: a democracia, a miscigenação, a alegria, a proximidade”, definiu.
Comida de Buteco - Comida de Buteco é considerado o maior evento gastronômico de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil. Foi criado em 1999 pelo gastrônomo Eduardo Maya e teve seu lançamento no ano de 2000 na cidade de Belo Horizonte. Todos os anos, entre abril e maio, é realizada a competição anual de bares, que serve de pretexto para visitar diversos botecos de 20 cidades do Brasil, durante um mês, em busca dos melhores petiscos ou tira-gostos, como dizem os mineiros. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS