Reforma ainda em andamento
Mário Sérgio Junior 07/09/2017 17:40 - Atualizado em 09/09/2017 13:12
Reforma no Centro de Emergência
Reforma no Centro de Emergência / Secom SJB
As obras de reforma do Centro Municipal de Emergência Doutor Pedro Otávio Enes Barreto, em São João da Barra, ainda seguem no município e, segundo a Prefeitura, nos próximos dias serão iniciados o reparo do piso e a troca da caixa d’água. Como a obra ainda estava na garantia, os trabalhos não apresentaram custo para a Prefeitura. O Centro de Emergência chegou a gerar diversas polêmicas durante a transição entre os governos Neco e Carla. A unidade chegou a fechar por algumas vezes.
Embora a obra esteja em andamento, ainda não há uma previsão objetiva em relação ao prazo de conclusão da reforma, que foi iniciada em março deste ano. Em nota enviada pela Prefeitura, o Executivo informa que o prazo para conclusão da obra dependerá da quantidade de funcionários que a empresa disponibilizará para o serviço em cada uma de suas etapas. Ainda de acordo com a Prefeitura, foram concluídos até o momento os serviços do sistema de drenagem e esgoto, telhado e drenos dos aparelhos de ar condicionado.
Em maio deste ano, a prefeita Carla Machado chegou a visitar as obras da unidade. Durante a visita, foram detectados, segundo a prefeita, erros de construção na tubulação hidráulica, esgoto, águas pluviais e dreno dos equipamentos de ar condicionado. A falta de iniciativa da gestão anterior em chamar a empresa responsável para que esta fizesse a reparação necessária, mesmo tendo ciência de que a obra tinha um prazo de até cinco anos para ser corrigida, de acordo com a legislação vigente, foi questionada pela prefeita.
Enquanto o Centro Municipal de Emergência permanece fechado, o atendimento prossegue na santa Casa de Misericórdia.
A necessidade de adequações no Centro de Emergência confirma a avaliação realizada, em janeiro, por uma equipe técnica composta por médicos sanitaristas, veterinário e enfermeira da rede municipal de Saúde. Após verificar as condições de atendimento da unidade, foi emitido um relatório mostrando a necessidade de várias adequações na estrutura para atender a Legislação Sanitária.
Unidade foi tema de diversas polêmicas
Inaugurado nos últimos dias da segunda gestão Carla Machado, o Centro de Emergência foi tema polêmico no governo Neco (PMDB). O ex-prefeito, por diversas vezes, alegou que administrou com aumento de custeio gerado por Carla, ao inaugurar a unidade, mas deixar para ele colocar em operação. Na reta final do último governo, várias foram as manifestações na unidade de emergência, que chegou até a ter as portas fechadas, já que médicos do Organização Social (OS) contratada, sem receber, se negavam a trabalhar.
Sobre a obra e os impasses que levaram a diversas polêmicas envolvendo o Centro de Emergência, a prefeita Carla Machado chegou a declarar o seguinte, em junho: “A gestão anterior preferiu ficar quatro anos reclamando da obra sem tomar as medidas pertinentes, o que fizemos, já que toda obra tem um prazo de até cinco anos para que seja revista sem custo para o município. Como inauguramos essa obra em dezembro de 2012 e o nosso prazo se findaria em dezembro de 2017, entramos em contato com a empresa, formalizamos nossa solicitação e administrativamente resolvemos essa questão tanto criticada no passado”.
Emendas federais destinadas para Saúde
Recentemente, a prefeita Carla Machado anunciou a destinação de duas emendas orçamentárias da União para a Saúde de São João da Barra.
No dia 30 de agosto, Carla Machado informou que o deputado federal Julio Lopes (PP) fez uma emenda ao orçamento da União destinando R$ 700 mil para ajudar o município na compra de medicamentos e insumos para a Saúde. A quantia foi liberada pelo ministério da Saúde e depositada no Fundo Municipal de Saúde de SJB.
Já no dia 28 de agosto, a prefeita também anunciou que a promessa da deputada federal Cristiane Brasil (PTB) em destinar recurso para Saúde sanjoanense foi cumprida e o valor de R$ 500 mil foi empenhado.
Inaugurações — Nessa quinta-feira (7), a prefeita Carla Machado participou de solenidade de inauguração da reforma e revitalização do prédio da Policlínica, às 13h, seguida da inauguração da reforma do prédio do Posto de Saúde Félix de Sá. Os órgãos públicos passaram por mudanças nos aspectos físico, hidráulico e elétrico. “Todo o trabalho foi pensado e planejado para dar maior funcionalidade e segurança ao prédio, assim como para receber com carinho e celeridade a nossa população”, frisou a prefeita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS