Preço de venda da gasolina e diesel tem nova alta
09/09/2017 12:23 - Atualizado em 12/09/2017 14:11
Posto de combustíveis
Posto de combustíveis / Antônio Leudo
Os preços de venda da gasolina e do diesel às distribuidoras serão reajustados neste sábado (9) em 2,6% e 1,5%, respectivamente, segundo informou ontem a Petrobras. A estatal tem alterado quase que diariamente os preços, principalmente, nas refinarias. Em Campos, antes mesmo do aumento, já tinha postos de combustíveis vendendo a gasolina, ontem, acima de R$ 4,20.
De acordo com a política de preços adotada pela empresa no final de junho, que passou a vigorar no dia 3 de julho, reajustes podem ser aplicados a qualquer momento, até diariamente, desde que a variação acumulada no mês por produto esteja dentro da faixa de +7% ou -7%.
Segundo informou a assessoria de imprensa da Petrobras, quando se atinge no mês mais de 7% ou menos de 7% de reajuste, o Grupo Executivo de Mercado e Preços da companhia se reúne e analisa se vai haver alguma correção.
No ajuste anterior, que passou a vigorar nessa sexta-feira (8), o aumento para o diesel foi 0,7%, enquanto para a gasolina houve redução de 3,8%.
Segundo a companhia, a revisão da política aprovada em junho “permitirá maior aderência dos preços do mercado doméstico ao mercado internacional no curto prazo e possibilitará a companhia competir de maneira mais ágil e eficiente”.
GLP — O gás de cozinha também teve reajuste na última terça-feira, quando a Petrobras informou a elevação de 12,2% em média o preço do botijão de gás de até 13 kg nas distribuidoras, devido a estoques muito baixos e eventos extraordinários, como os impactos do furacão Harvey na maior região exportadora mundial de gás liquefeito de petróleo, nos Estados Unidos.
O reajuste previsto foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado ao consumidor, a empresa informa que “o preço do botijão de GLP P-13 pode ser reajustado, em média, em 4,2% ou cerca de R$ 2,44 por botijão. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS