Prefeitura organiza desfiles dos blocos de rua
Jhonattan Reis 08/09/2017 18:15 - Atualizado em 18/09/2017 15:05
Boi capeta
Boi capeta / Divulgação
Prefeitura de Campos segue cadastrando, até o dia 1º de novembro, os blocos carnavalescos de rua da cidade para o “Circuito de Carnaval de Rua de Campos”, que foi criado recentemente e vai acontecer em 2018. De acordo com o coordenador de Carnaval e diretor de Eventos da superintendência de Igualdade Racial, Ricardo Silva, os representantes dos blocos podem retirar um Documento Único para cadastro no Teatro Trianon — rua Marechal Floriano, 211, Centro — e na sede da Igualdade Racial — rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, Centro —, entre 9h e 17h. Ainda segundo Ricardo, a ideia de criar o circuito partiu do crescimento do número de blocos nos últimos anos em Campos.
— A cidade tem blocos de rua há muitos anos, como o Carmen Miranda e o Boi Capeta. Porém, nos últimos anos o número de blocos cresceu demais. Em meio a isso, notamos o grande sucesso que é o circuito de Carnaval de rua do Rio, que acontece paralelo ao desfile das escolas de samba. Tivemos, então, a ideia de criar um circuito aqui em Campos. Estarão no circuito tanto os blocos tradicionais quanto os que estão sendo montados agora. Acreditamos que 2018 tenha muito blocos — disse Ricardo, afirmando que desde o início das inscrições, no começo deste mês, 14 blocos já se inscreveram.
— O representante do bloco pode preencher a ficha na hora ou levá-la e trazer depois preenchida. É necessário que o representante leve duas cópias de identidade, CPF e comprovante de residência.
Ricardo Silva também explicou que o circuito acontecerá entre janeiro e fevereiro.
Banda Carmem Miranda
Banda Carmem Miranda / Divulgação
— O Carnaval de 2018 vai acontecer muito cedo, logo na primeira quinzena de fevereiro. Então, já em janeiro teremos blocos de rua em Campos, lembrando que esses blocos geralmente desfilam e fazem suas festas em dias de semana. O circuito abrange vários bairros, localidades e distritos da cidade. Vamos divulgar os lugares quando chegar o fim das inscrições.
Paralelo ao cadastramento dos blocos de rua, a comissão de Carnaval tem organizado a Agenda Positiva para o desfile do ano que vem. No mês passado, as entidades carnavalescas de Campos — escolas de samba, blocos e bois pintadinhos — entregaram a documentação e as sinopses para a festa, prevista para os dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). O próximo passo da agenda é a apresentação dos sambas-enredo até o dia 1º de novembro.
— É necessário apenas entregar cópias da letra do samba e uma gravação, mesmo que seja uma demo, para a gente saber a melodia. As entidades que não entregarem até 1° de novembro automaticamente estarão fora do Carnaval. Os desfiles acontecerão em fevereiro, na semana seguinte ao desfile das escolas do Rio de Janeiro.
Também segundo Ricardo, o objetivo é organizar o Carnaval de Campos.
— Queremos que seja uma grande festa. O Carnaval é muito importante, pois a gente entende que essa manifestação fomenta o turismo, a economia informal, pois toda festa atrai ambulantes, e gera uma movimentação sem gastos para o poder público. Nosso objetivo é ajudar os blocos de rua. Apesar de o município não poder investir dinheiro, por conta da crise, vamos buscar apoios e parcerias para contribuir com essa manifestação cultural. Estamos correndo atrás para fazer o melhor possível.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS