Setembro de verde a amarelo
07/09/2017 18:59 - Atualizado em 09/09/2017 12:54
Setembro Amarelo
Setembro Amarelo / Divulgação
O mês de setembro, além de ser marcado pela chegada da primavera, é período de duas campanhas de conscientização sobre dois importantes temas: a prevenção do suicídio e o incentivo à doação de órgãos. O “Setembro Amarelo”, voltado para a conscientização sobre a prevenção do suicídio, é uma campanha nacional iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014. Já o “Setembro Verde” é uma mobilização instituída pela Lei 15.463 de 18 de junho de 2014.
De acordo com o CVV, o “Setembro Amarelo” tem o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, por meio de identificação de locais públicos e particularidades com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
Na região, a campanha ganhou adesão. Em Campos, a coordenadora do programa de Saúde Mental, Elisa Peralva, informou que várias ações têm sido realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), especialmente, no que se refere à capacitação da equipe para a questão do suicídio.
Já em Macaé, instituições como a Tenda Espírita Xangô Menino têm promovido palestras de conscientização sobre o tema. A programação teve início no último dia 6, com a palestra sobre o tema “Valorização da Vida”, com a palestrante Sue Silva. Na próxima quarta-feira, dia 13, será exposto o tema “Diversidade de Gênero, Transexualidade e Suicídio” com a palestrante Ana Cristina Caldas. No dia 20 de setembro, o palestrante Francisco Holanda abordará o tema “Suicídio: Conhecer para prevenir”. E no dia 27 acontece a palestrante Daniela Oliveira falará sobre a “Visão Psicológica do Suicídio”. Todas as palestras são abertas ao público e acontecem às 18h30, na capela do Xangô Menino de Macaé, que fica na rua Xangô Menino, no bairro Miramar.
A nível nacional, o CVV, CFM e ABP também promovem ações. Segundo o CFM, todos os anos são registrados mais de 12 mil suicídios no Brasil e, preocupado com esse importante tema de saúde pública, o órgão desenvolve, desde 1º de setembro, uma série de ações na perspectiva de que é possível prevenir esse problema, com o apoio de profissionais de saúde, de todos os níveis de atenção, que estejam aptos a reconhecer os seus fatores de risco.
Mais de 4 mil transplantados este ano
Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), de janeiro a junho de 2017 foram realizados 4.207 transplantes no Brasil. O órgão mais transplantado foi o rim. A campanha “Setembro Verde” visa fomentar a doação de órgãos como forma de poder salvar outras vidas.
Com a campanha Doe+Vida, do Programa Estadual de Transplantes, as pessoas que querem se declarar doadoras podem registrar este desejo virtualmente. No site http://www.doemaisvida.com.br/site/conteudo/ é possível se registrar no Cadastro Estadual de Doadores de Órgãos. Ao se cadastrar, é possível compartilhar esta vontade com seus familiares. Isso é importante já que a legislação brasileira determina que somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica.
Em Campos, o coordenador do Programa Municipal de Transplantes (NF Transplantes), Luiz Eduardo Castro, informou que o programa está oferecendo apoio e material a estudantes do curso técnico de Enfermagem do Instituto Politécnico de Ensino (IPE) para uma campanha de conscientização sobre a doação de órgãos pelo Setembro Verde. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS