Defesa Civil em capacitação
Jane Ribeiro 28/08/2017 19:05 - Atualizado em 29/08/2017 13:50
A Regional de Defesa Civil (Redec) do Norte e Noroeste Fluminense está promovendo um programa de capacitação para servidores municipais que atuam na área. Os representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil de vários municípios da região estiveram reunidos, nesta segunda, na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), para discutir temas que envolvem os desastres naturais como: enchentes, deslizamentos e estiagem, além de abordar a importância da integração entre as Defesas Civis municipais e estaduais e, atualização junto ao Ministério da Integração Nacional. O prossegue durante toda a semana e se encerra na próxima sexta-feira, na CDL.
A reciclagem dos profissionais está sendo dividida em módulos. Nos dois primeiros serão discutidas as Noções Básicas de Proteção e Defesa Civil; Elaboração de Plano de Contingência, durante toda a semana. Já os dois últimos módulos serão ministrados somente no final do mês de setembro deste ano com os temas ‘Resposta: gerenciamento de desastres, decretação e reconhecimento federal e gestão de recursos federais em proteção em Defesa Civil’; ‘Reconstrução: recursos federais em proteção em defesa civil para reconstrução’.
O Coordenador da Regional de Defesa Civil, tenente coronel Joelson de Oliveira, informou que o curso é extremamente necessário, já que a cada troca de gestão, novos secretários são integrados na pasta e muitos precisam de orientação para o trabalho e conhecimento das singularidades das diversas áreas de atuação no Estado.
— É preciso que os novos secretários tenham conhecimento básico de como agir na hora de uma emergência ou na eminência de desastres naturais. Eles precisam entender a situação das regiões em que estão comandando, de como se preparar e ter novos conhecimentos. Outro ponto de destaque no nosso curso é o planejamento de um novo projeto para ser apresentado ao Ministério da Integração, com objetivo de angariar recursos — informou o coordenador.
A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil do município de Campos também participa do curso que faz parte do Programa Nacional de Capacitação Continuada de Proteção e Defesa Civil, vinculado ao Ministério da Integração Nacional.
— O programa vai nos auxiliar a ter uma maior capacidade de dar respostas rápidas e precisas em casos de desastres naturais, como inundações ou incêndios — destacou o diretor executivo da Coordenadoria de Defesa Civil, major Edison Pessanha.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS