Petrobras quer concurso todo ano
26/08/2017 15:07 - Atualizado em 29/08/2017 16:59
Petrobras
Petrobras / Divulgação
Atualmente, a Petrobras tem cerca de 50 mil funcionários contratados pela controladora, outros 17 mil em empresas do grupo e um contingente de terceirizados estimado em 110 mil. Mas, a meta da estatal é voltar a realizar concursos públicos para contratação de pessoal com regularidade, possivelmente todos os anos. A afirmação é do diretor executivo de Assuntos Corporativos da Companhia, Hugo Repsold Júnior.
Desde 2014 a estatal não realizava processos seletivos. No dia 14 de agosto, divulgou um edital para 954 vagas, sendo 159 para contratação imediata e 795 para cadastro de reserva.
“Agora a empresa volta à sua dinâmica normal. Nós vamos fazer vários processos seletivos públicos”, afirmou Repsold após a cerimônia de abertura da O&G TechWeek, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) ao longo desta semana no Museu do Amanhã, no Rio.
Questionado se há previsão de abertura de novo edital ainda em 2017, o diretor disse que não sabe se “ainda dá tempo”, mas reiterou “isso vai ser uma rotina na Petrobras”.
Repsold Júnior afirmou que não foi concluído o planejamento sobre a abertura de novas vagas. “O que eu posso dizer é que isso vai deixar de ser um evento. Agora vai voltar a ser regular. A gente espera fazer isso todos os anos para todas as disciplinas”, disse.
Repsold lembrou que a companhia passou recentemente por um Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV), no qual certa de 17 mil funcionários foram desligados. Ele enfatizou que o programa teve como objetivo “adequar a força de trabalho da Petrobras aos desafios que ela tem”. Ele afirmou ainda que “novos PIDVs não vão acontecer”.
Segundo o diretor, atualmente a companhia trabalha na conclusão de um planejamento da força de trabalho. “Ele concluído, vai estar todo mundo bem quantificado e qualificado e a empresa vai voltar a contratar”.
Um dos focos do planejamento é investir em qualificação dos empregados, principalmente os que vierem a ser contratados nos próximos concursos públicos. “A gente vai reforçar o treinamento dessas pessoas, principalmente nesse mundo novo, digital, com muita tecnologia, com ensino a distância”, destacou Repsold. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS