Crianças aprendem com a natureza
26/08/2017 16:32 - Atualizado em 31/08/2017 22:25
Parque Municipal da Restinga de Macaé
Parque Municipal da Restinga de Macaé / Secom Macaé
Aprender em meio à natureza é sempre bom. Para o grupo de crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Botafogo, a experiência foi bem marcante. Os pequenos participaram, nesta semana, de sua primeira visita guiada ao Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto, um espaço onde ensino e lazer se unem em uma atividade bem divertida.
O biólogo Henrique Abrahão, coordenador do parque, fala sobre o projeto de visitação e educação ambiental que existe no espaço. “É um parque recém-criado, e a gente começou a trabalhar firme, nele, em março. É um parque livre, com 24 horas de acesso, mas também pode se fazer agendamentos com grupos, na parte de educação ambiental. É uma ação conjunta das secretarias de Ambiente e de Ordem Pública, com a Guarda Ambiental. Recebemos grupos de escola, de famílias, de escoteiros e quem mais se interessar, pois não é um parque só de preservação. Além de educação ambiental, também serve para contemplação da beleza cênica e lazer. É preciso que as pessoas gostem de estar aqui para poder defender o parque”, explica Henrique.
Desta forma, o parque segue um cronograma com os agendamentos que são feitos durante a semana, de segunda a sexta-feira, com o objetivo de fazer com que as pessoas tenham consciência ambiental.
E foi com essa sensação que o grupo voltou para casa, com consciência de que o mar e todo o ambiente de restinga são importantes para ecossistema. A coordenadora do SCFV Botafogo, Raquel Nogueira Gonzaga, aprovou o passeio. “A experiência de conhecer o Parque o Barreto foi muito agradável. Eu não tinha noção de que as crianças iam gostar tanto. Aprendemos umas coisas básicas que ainda não conhecíamos sobre a natureza e temos intenção de voltar outras vezes. É uma experiência importante, gratificante e temos que trazer esse contato entre as crianças e o meio ambiente”, ressalta. (A.N.)
Serviço visa prevenir vulnerabilidade e riscos sociais
Parque Municipal da Restinga de Macaé
Parque Municipal da Restinga de Macaé / Secom Macaé
O SCFV do Botafogo é um dos serviços de assistência social que integra os Cras em Macaé (que são sete, no total). Seus objetivos são prevenir ocorrências de situações de vulnerabilidade e riscos sociais. Também visam ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
Nos SCFV são realizados atendimentos em grupo, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, conforme a idade dos usuários.
Com quase 32 hectares, o Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto é o segundo maior das Américas, em área exclusiva de restinga. Ele fica atrás, apenas, do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e sua criação foi motivo de comemoração para quem tem como objetivo a preservação ambiental.
O agendamento para passeio guiado pode ser feito pelo seguinte email: [email protected]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS