"Noivo Neurótico, Noiva Nervosa"
Jhonattan Reis 29/08/2017 17:38 - Atualizado em 30/08/2017 18:36
Cena de ENTITY_quot_ENTITYNoivo Neurótico, Noiva NervosaENTITY_quot_ENTITY
Cena de ENTITY_quot_ENTITYNoivo Neurótico, Noiva NervosaENTITY_quot_ENTITY / Divulgação
O Cineclube Goitacá exibe, nesta quarta-feira (30) à noite, o longa-metragem “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (Annie Hall, 1977), dirigido por Woody Allen. A obra será apresentada pelo advogado e publicitário Gustavo Oviedo. A sessão tem início às 19h, na sala 507 do edifício Medical Center — localizado à esquina das ruas Conselheiro Otaviano e Treze de Maio, no Centro de Campos —, e a entrada é gratuita. O filme apresentado nesta quarta seria “Filadélfia” (Philadelphia, 1993), do diretor Jonathan Demme, mas houve mudança devido a um compromisso profissional do jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa, apresentador da obra. “Filadélfia” será exibido na próxima quarta (6).
Gustavo Oviedo apontou que “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” foi um marco na carreira de Woody Allen.
— Este filme marcou uma “passagem” na carreira dele, de uma fase em que ele fazia uma comédia meio pastelão para outra em que já demonstra que estava partindo para outro lado, sendo um lado mais reflexivo, apesar de também ser uma comédia. Foi uma grande virada na carreira de Allen, e foi quando ele passou a ser visto como um diretor de importância, passou a ser levado a sério — disse ele, que comentou sobre o título do longa no Brasil.
— Recuso-me a falar esse nome. Foi uma tradução equivocada aqui no Brasil. Prefiro me referir a esta obra pelo título original, “Annie Hall”.
Na trama, Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há 15 anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo, eles estão morando juntos. Porém, depois de certo período, crises conjugais começam a se fazer sentir entre eles.
Uma das palavras que Oviedo usou para descrever o filme foi “original”.
— Tanto no aspecto da história quanto no aspecto narrativo. A obra é uma espécie de autobiografia. Apesar de Woddy Allen não afirmar que se trata de um trabalho autobiográfico, ele vai contando a história por um personagem muito parecido com ele naquela época. A originalidade se mostra muito forte, ainda, em questão de recursos narrativos. Ele conta a história de uma forma não linear, não cronológica. Num momento do filme, por exemplo, ele aparece, adulto, junto com ele quando criança, estabelecendo um diálogo. Também há outros aspectos narrativos originais no filme, como animações dentro do próprio longa.
O apresentador da noite lembrou que “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” ganhou quatro prêmios Oscar em 1978.
— Ganhou nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz (Diane Keaton), Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original (Woody Allen e Marshall Crickman). Allen ainda foi indicado como Melhor Ator.
Uma curiosidade, conta Oviedo, foi a ausência do diretor na entrega dos prêmios.
— Allen, apesar das grandes chances de ganhar o Oscar, não compareceu ao evento de premiação, não esteve presente na entrega dos quatro prêmios. Ele alegou que teria que tocar com sua banda de jazz naquela noite e que não poderia ir. Isso mostra o quanto ele, naquele momento, era um sujeito muito avesso a essas questões hollywoodianas, tendo aversão a aparecer, pois achava tudo isso frívolo e desnecessário.
Oviedo também lembrou que no elenco havia atores que, apesar de terem personagens secundários na obra de Allen, passaram a ter reconhecimento depois deste filme.
— Entre eles, Christopher Walken, Colleen Dewhurst e Paul Simon.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS