TSE começa analisar proposta do Rio
Aldir Sales 29/08/2017 21:27 - Atualizado em 01/09/2017 16:27
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que começou a analisar a proposta do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para adaptar as zonas eleitorais do interior do estado à resolução do TSE que prevê extinção de zonas para contenção de gastos. De acordo com a norma, todas as zonas com menos de 70 mil eleitores devem acabar e os eleitores redistribuídos para as zonas eleitorais próximas.
A medida gerou descontentamento da população, de políticos e dos próprios desembargadores do TRE. Enquanto na capital 48 das 97 zonas eleitorais foram extintas, a própria presidente da Corte Fluminense, Jacqueline Montenegro, deu declarações ao jornal O Globo de que o processo no interior causaria prejuízo à fiscalização eleitoral. Uma comissão foi criada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para discutir o assunto.
No último dia 17 de agosto, o TRE publicou do Diário Oficial a proposta elaborada por estudos técnicos para o remanejamento no interior. Segundo a publicação, as 99ª, 100ª e 249ª zonas eleitorais de Campos seriam extintas e incorporadas as 98ª, 76ª e 75ª zonas eleitorais.
Além das mudanças em Campos, a 51ª zona eleitoral de Conceição de Macabu seria responsável também pelo município de Trajano de Moraes. No Noroeste, a 73ª zona eleitoral de Laje do Muriaé deixaria de existir para ser acumulada pela 112ª zona eleitoral de Miracema. Porém, todas as demais cidades com menos de 70 mil eleitores manteriam as zonas pela proposta do Regional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS