Comitês debatem situação de SJB
29/08/2017 20:42 - Atualizado em 01/09/2017 16:02
A situação que São João da Barra vive em relação ao avanço do mar em Atafona e o assoreamento do rio Paraíba do Sul será abordada, nesta quarta, em palestra do secretário de Meio Ambiente, Alex Firme, no V Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (Ecob/RJ). O evento acontece em Paraty e segue até esta quinta-feira.
Da secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, o secretário Alex Firme e a subsecretária Joiciara Pedra, além do coordenador de Defesa Civil, Adriano Assis, representam o município no Encontro, que promove a integração e a troca de experiências entre os comitês, fomentando o debate acerca de soluções pertinentes ao uso de recursos hídricos no estado do Rio de Janeiro. “A participação de São João da Barra é importante para mostrar os problemas enfrentados pelo Município com o avanço do mar e o assoreamento do rio Paraíba do Sul, e suas possíveis soluções”, declarou Alex Firme.
Segundo Adriano Assis, o encontro discute a Interface da Gestão Costeira com a Gestão de Recursos Hídricos; Relação da diminuição da vazão dos rios x avanço marinho/cunha salina; e Barragens, licenciamento e segurança hídrica. “Haverá ainda apresentação de casos de sucesso na gestão das águas nas esferas pública e privada, visitas técnicas e encontros setoriais, além de Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas”, acrescentou.
Organizado pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), por meio da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), o Ecob/RJ tem se consolidado como ferramenta fundamental para levar ao conhecimento público as inovações acerca da gestão hídrica no estado, gerar relacionamentos e soluções público-privadas no que se refere à implementação de práticas mais sustentáveis no uso destes recursos. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS