Calendário anual para raiva animal
29/08/2017 22:13 - Atualizado em 01/09/2017 16:18
Vacinação contra a febre aftosa
Vacinação contra a febre aftosa / Supcom
A vacinação de bovinos e equinos contra raiva entra para o calendário anual da Superintendência Municipal de Agricultura e Pecuária, como acontece em relação à febre aftosa. A informação é do superintendente Nildo Cardoso, ao divulgar os números da vacinação ocorrida neste ano no município, após o surgimento de dois casos em equinos na localidade de Ponta da Lama, no início do ano.
— Nas quatro ADRs (Áreas de Desenvolvimento Regional) do município, vacinamos 24.856 animais, dentre bovinos e equinos. Aplicamos a primeira dose e voltamos 30 dias depois para dar a segunda, entre abril e junho. Com a vacinação todos os anos, esperamos criar o hábito entre os criadores e gerarmos um quadro de imunidade no município — afirmou Nildo, lembrando que nos anos anteriores, o costume era vacinar animais apenas nas áreas com focos da doença.
O superintendente não descarta a possibilidade do surgimento de casos isolados da doença, principalmente na área da ADR 2, na região do distrito de Morangaba, mesmo com a vacinação. “Em muitas propriedades que chegamos, não encontramos os donos e não pudemos vacinar. Em outros casos os proprietários vacinaram os animais por conta própria, sem utilizar as técnicas corretas. Então, pode ocorrer um ou outro caso esporádico”, explicou.
Para o próximo ano, a Superintendência deverá utilizar a mesma logística. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS