Ação na praça pelo Dia do Nutricionista
Jhonattan Reis 28/08/2017 18:09 - Atualizado em 29/08/2017 17:03
Rachel Faria
Rachel Faria / Divulgação
Em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto (quinta-feira), o Instituto Saber Nutrir promove, nesta terça-feira (29), em Campos, uma ação social sem fins lucrativos com o objetivo de divulgar o papel do profissional nutricionista e a importância da boa alimentação na saúde e na qualidade de vida da população. O evento “Comemoração do Dia do Nutricionista”, que tem apoio da Folha da Manhã, acontece entre 9h e 16h, na praça do Santíssimo Salvador, no Centro da cidade.
De acordo com a diretora do Instituto Saber Nutrir, a nutricionista Rachel Faria, haverá, na praça, as atividades de aferição de pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal. Na presença de alterações relacionadas a distúrbios na saúde, haverá orientações relacionadas à mudança de hábito alimentar.
— Os atendimentos serão realizados por quatro estagiários de Nutrição, duas profissionais formadas da área e quatro profissionais de Enfermagem. A estrutura será em forma de tendas, com mesas e cadeiras e todo material de avaliação que precisamos para avaliar as pessoas. Teremos uma grande faixa indicando o local do evento — disse Rachel, que assina, junto com a também nutricionista Ana Luíza Ferraz, o blog Espaço Nutrir, hospedado na Folha1.
Ainda segundo Rachel, a expectativa é que o instituto atenda a cerca de 400 pessoas durante o evento.
— Nossa expectativa é de que as pessoas possam comparecer, ser avaliadas e orientadas quanto aos benefícios de uma boa alimentação, bem como os riscos que elas podem estar correndo quando negligenciam a importância da boa alimentação na saúde.
A diretora do Instituto Saber Nutrir também falou sobre o surgimento da ideia de realizar o evento.
— A ideia surgiu da vontade de comemorar o Dia do Nutricionista e mostrar para a população o papel e o valor do profissional de Nutrição na busca pela qualidade de vida — comentou Rachel, acrescentando que pretende realizar, no próximo ano, a 2ª “Comemoração do Dia do Nutricionista”.
O instituto já promoveu outros eventos em Campos.
— Já fizemos, como eventos do Saber Nutrir, a “1ª Corrida Ferinhas Nutridas”, em parceria com a Fera Assessoria Esportiva, em outubro de 2016; um “Bazar”, também no ano passado, mas em novembro; e a Palestra Sobre o Câncer Infantil, que foi ministrada pelo onco-hematologista pediátrico Eduardo Melhem e pela psicóloga Nathália Toledo, em maio deste ano.
Rachel Faria explicou, ainda, o que é o Saber Nutrir, que tem sede localizada na sala 225 do shopping Vips Center — rua Saldanha Marinho, 416.
— É uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de levar a nutrição de verdade e tudo o que tem relação com saúde a quem não tem acesso a ela, tudo isso de forma plena. As ações do Saber Nutrir tem o intuito não só de fazer diferença na saúde da população, mas também de viabilizar aos estudantes de Nutrição de nossa cidade colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação, sendo sempre supervisionados por nutricionistas capacitados e com experiência para viabilizar uma prática efetiva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS