Perda
09/05/2017 11:56 - Atualizado em 15/05/2017 13:42
Perda
Qual o preço a pagar no caso de se fazer o bem? Para Adriano Ferreira Machado, foi a própria vida. Adriano Mão Amiga, como era conhecido, misturava sua personalidade com a do próprio instituto criado por ele criado. Se confirmadas as suspeitas da polícia de que os assassinos eram assistidos por ele, muitos poderão que fazer o bem não vale a pena, ou, que “esta gente” não tem jeito. Porém, “esta gente” precisa ser vista e discutida na busca de uma solução. Se a vida de Adriano foi dedicada a dar luz a um problema que a sociedade faz questão de ignorar, que sua morte se torne símbolo de que uma batalha foi perdida, mas a guerra em busca de recuperação de dependentes químicos precisa continuar.
Corda bamba
A continuidade do julgamento do Habeas corpus dos vereadores eleitos e não diplomados pode, mais uma vez, mexer com a Câmara de Campos. Este entra e sai acaba sendo prejudicial para os próprios suplentes, que verão seus trabalhos interrompidos. Prejudica, também, a própria composição da Câmara. Muitos vereadores estão evitando se posicionar como oposição ou situação, sem saber qual lado seguir. É um constante andar na corda bamba.
Ganhando tempo
Na batalha jurídica em que se transformaram os desdobramentos da operação Chequinho, os recursos da defesa têm sido incontáveis. Se não conseguirem seu objetivo principal, absolver os envolvidos, os recursos podem ter como resultado secundário, adiar o cumprimento das decisões judiciais. Não é a primeira vez que isso acontece. Hoje novos capítulos devem surgir nas diferentes instancias, aumentando as incertezas sobre o desfecho do “escandaloso esquema”.
Outro bloqueio
Mais um bloqueio está previsto para acontecer nas contas do Estado do Rio. Entre ontem e hoje estariam retidos R$ 95 milhões, segundo informou a secretaria estadual de Fazenda. O confisco, por ordem da União, bagunçará ainda mais a situação dos cofres fluminenses. O pagamento de março ainda não saiu para 208 mil servidores do Executivo e, além disso, a data para pagar abril a todo o funcionalismo é no próximo dia 15 de maio.
Salários em risco
Em nota, a Fazenda informou que “as recentes decisões judiciais e do Tesouro Nacional, de arrestos e bloqueios nas contas do estado, somadas à frustração nas receitas de tributos, inviabilizaram a divulgação do calendário de pagamentos de março dos servidores ativos, inativos e pensionistas até o momento”. Sem ainda ter aprovado a ajuda da União, que dará mais prazo para pagar suas dívidas federais, o Estado vem amargando constantemente bloqueios em suas contas piorando ainda o que já está ruim.
Contra a corrupção
A Comissão de Economia, Indústria e Comércio, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizará uma audiência pública hoje, às 13h, na sala 311, para discutir o projeto de lei 2.041/16, que obriga as empresas que têm contratos com o estado a formularem um Programa de Integridade. A medida valeria para contratos com valores acima de R$ 1,5 milhão.
Charge do dia 09/05
Charge do dia 09/05/José Renato
Enem
No primeiro dia de inscrição, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 510 mil inscritos, de acordo com balanço divulgado às 19h pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições foram abertas às 8h de ontem e vão até as 23h59 do dia 19 de maio, na página do Enem. A expectativa é que cerca de 7,5 milhões se inscrevam no exame. O termo Enem ficou entre os mais comentados no Twitter durante todo o dia. Diversos usuários reclamaram de dificuldades em concluir a inscrição, de lentidão e falhas no sistema.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS