Marcão a federal pelo PPS?
25/04/2017 11:15 - Atualizado em 25/04/2017 11:14
Marcão a federal pelo PPS?
Atualmente no Rede Solidariedade, partido para onde se mudou antes do naufrágio eleitoral do PT nas eleições municipais de 2016, o presidente da Câmara de Campos, vereador Marcão Gomes, é hoje considerado pelo PPS como uma das duas pré-candidaturas em que o partido pretende apostar para fazer dois deputados federais pelo Estado do Rio. O obstáculo seria a aliança antiga do edil com o deputado federal Chico D’Ângelo, ainda no PT e irmão do professor Luciano D’Ângelo, petista histórico de Campos.
Certeza e dúvida
Na edição desta coluna do último dia 4, Marcão confirmou que, por ter sido o vereador mais votado de Campos em 2016, sua candidatura legislativa em 2018 seria “natural”. Mas não definiu se viria como deputado federal ou estadual. Na ocasião, ressalvou que o momento não era de se falar em pré-candidaturas, mas “de tentar achar soluções ao quadro caótico em que o governo (Rosinha Garotinho) passado deixou as finanças do município. Em todas as conversas que mantenho com lideranças políticas e comunitárias, digo que a hora é de nos unirmos para tentar ajudar o prefeito e a cidade”.
Elemento Rafael (I)
Ao ser abordado ontem mais uma vez sobre o assunto, mais especificamente do interesse do PPS em apostar em seu nome para conquistar uma vaga na Câmara Federal, Marcão repetiu o discurso da prioridade municipal. Todavia, como o PPS é o partido do prefeito Rafael Diniz (PPS), isso pode ser um indicativo — a depender, lógico, do que for aprovado na reforma política em Brasília. Como reforço dessa linha de pensamento, em relação ao seu compromisso com Chico D’Ângelo, o presidente do legislativo goitacá disse que isso hoje é secundário diante ao projeto eleitoral traçado para 2018 pelo grupo político do prefeito de Campos.
Elemento Rafael (II)
A coluna também teve a informação de que o deputado estadual Gil Vianna (PSB) estaria projetando sua reeleição como candidato da parte do grupo de Rafael que não apoia Marcão — caso este decida concorrer à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Gil desmentiu categoricamente a versão: “Não ajudei Rafael a se eleger (foi vice do pedetista Caio Vianna na chapa derrotada à Prefeitura). Mas sou amigo pessoal de Rafael e Marcão. Jamais me colocaria como opção a Marcão. Isso é mentira! Se Rafael quiser que eu seja candidato do seu governo, vou gostar muito. Mas vou concorrer à reeleição mesmo se ele não me ajudar”.
Elemento Rafael (III)
Outro que também tem Rafael como elemento da sua equação para chegar à reeleição é o deputado estadual João Peixoto (PSDC): “Sempre me elegi com o prefeito de Campos contra mim. Posso não ser o candidato de Rafael, nem ter seu apoio, mas ele não vai me atrapalhar”. Peixoto também voltou a comentar a possibilidade do médico Diogo Neves, do grupo IMNE, se lançar candidato em 2018 pelo seu PSDC, como esta coluna revelou no início do mês: “Ele não falou nada comigo. Nem aconteceu a minha conversa com seu pai, o empresário Herbert Sidney Neves, de quem gosto muito. Diogo tem que querer as coisas. Voto não cai do céu”.
Esforços por reforma
O prefeito Rafael Diniz se reuniu, ontem, com representantes de todas as secretarias, superintendências, fundações e autarquias da Prefeitura, voltando a destacar a delicada situação financeira e a necessidade dos esforços de todos para uma reforma administrativa. Ele ressaltou que nos organogramas de ajuste, apresentados pelos secretários e superintendentes, há mostras de gestores que compreenderam bem a proposta. E que espera que todos apresentem um projeto final de reforma, dentro da atual realidade do município.
Emendas
Hoje, às 9h, a vice-prefeita de Campos, Conceição SantAnna, vai receber a deputada federal Cristiane Brasil, na Casa de Convivência do Parque Tamandaré (antigo Clube da Terceira Idade). Na ocasião, será assinado protocolo de intenção das emendas no valor de quase R$ 1 milhão, que serão destinadas a projetos do Conselho Municipal do Idoso, Fundação Municipal do Esporte, superintendência dos Direitos do Idoso e secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.
 
José Renato
Charge 25/04 / José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS