Fátima cheia de compaixão
30/04/2017 22:31 - Atualizado em 04/05/2017 01:39
Três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco
Três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco/Marcelle Trindade-Divulgação
As celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima começam nesta quinta-feira (4), em Campos. A abertura da programação acontece na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, situada à praça João XXIII, no bairro IPS. De quinta até o próximo dia 12, a comunidade católica se reúne para meditação do terço e missas com padres convidados, sempre na mesma paróquia, que organiza as comemorações. A última data de festejos é o dia seguinte, 13. O pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, padre Crimário Tavares Verdan, ressaltou a importância dos festejos.
— É uma alegria celebrar o centenário das aparições de Fátima aos três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco. É um momento muito alegre por uma data tão significativa para a igreja católica. A devoção de Fátima não diverge da revelação da Sagrada Escritura, quando Jesus, no Evangelho, disse: “Se não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo” e “vigiai e orai, para não cairdes em tentação”. Deus não abandona as pessoas, desde que elas se convertam à vontade de Deus — disse padre Crimário.
O bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, comentou:
— Fátima é um sinal da compaixão materna do Imaculado Coração de Maria, forja e escola de generosidade, altruísmo e perdão. O Imaculado Coração vencerá e gerará a civilização do amor, da ternura e da paz.
Padre Crimário está à frente da programação em Campos
Padre Crimário está à frente da programação em Campos / Marcelle Trindade-Divulgação
Todos os dias da programação, com exceção da última data de festejos (dia 13), contam com oração do terço às 18h e missa às 19h, cada dia com um padre convidado. Na quinta-feira, sob o título “penitência e reparação”, a missa será celebrada pelo padre Gilson da Silva Motta. Na sexta (5), chamada “santidade de vida”, os devotos contam com a presença do padre Dilson de Souza Gama.
No sábado (6) — “Dia de amor à oração” — e domingo (7) — “Dia de amor à igreja” —, as missas serão celebradas, respectivamente, por Dom Roberto Gomes Guimarães e Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, que fará uma homenagem para as mães, devido ao Dia das Mães, na semana seguinte. No domingo também haverá missas pela manhã, às 7h e 9h.
A segunda-feira (8) e a terça (9) são intituladas “Dia Maria, saúde dos enfermos” e “Dia Maria, refúgio dos pecadores”, tendo missas com os padres Emerson Ramos e Maxwell Peixoto. Na quarta (7) — “Dia Maria alívio das almas do purgatório” —, quinta (10) — “Dia Maria, Rainha do Rosário” — e sexta (11) — “Dia o Imaculado Coração de Maria” —, as missas serão celebradas, respectivamente, pelo monsenhor Leandro de Moraes Diniz e pelos padres José Raimundo Vidigal e Wallace Ortêncio de Azevedo.
As celebrações deste ano chegam ao fim no sábado (13), dia do centenário das aparições de Fátima aos pastorinhos de Portugal. Às 7h, há santa missa com o padre Crimário. Às 18h, será realizada procissão solene com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que sairá do Colégio João Paulo II e segue por várias vias — rua Visconde do Itaboraí, rua São João, avenida José Alves de Azevedo (“Beira-Valão”), avenida Nossa Senhora do Carmo, rua Manoel Ribeiro, rua Ayer Campos, rua Dr. Beda e rua Capitão Carvalho Filho — até a paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde haverá, às 19h, santa missa solene e coroação na matriz presidida pelo padre Crimário. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS