Cantor Belchior morre aos 70 anos
Jéssica Felipe 30/04/2017 13:08 - Atualizado em 03/05/2017 16:29
Belchior
Belchior / Divulgação
"Não quero lhe falar meu grande amor, das coisas que aprendi nos discos, quero lhe contar como eu vivi e tudo que aconteceu comigo".
Quem nunca leu ou ouviu a letra marcante de "Como nossos pais"? Um dos maiores sucessos de Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido simplesmente como Belchior. Cantor, compositor e pintor, nascido no Ceará. Um dos primeiros cantores do Nordeste a alavancar sucesso nacional na MPB, por volta de 1970.
Na madrugada deste domingo (30), Belchior, nascido em Sobral em 1946, veio a falecer na cidade de Santa Cruz do Sul, localizada no estado do Rio Grande do Sul. As causas da morte ainda não foram divulgadas. O corpo será levado para a cidade cearense de Sobral e velado por seus amigos e familiares.
O cantor estava afastado dos palcos desde 2007, e escolheu o aconchego sulista para se isolar da vida pública. Os motivos que levaram Belchior a esse afastamento ainda causam burburinhos. O cantor era casado, e tinha duas filhas do relacionamento anterior.
De acordo com o site G1, o Governo do Estado do Ceará confirmou a morte e decretou luto oficial de três dias. “Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior" disse o governador Camilo Santana em nota. "O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará e do Brasil".
Belchior deixa um legado importante no cenário da MPB, canções imortais, entre elas: "Como Nossos Pais (um grande sucesso na voz de Elis Regina), "A Palo Seco", "Alucinação", "Galos, Noites e Quintais" e "Medo de Avião". Mas, sua fama não está relacionada apenas ao sucesso musical. O cantor se envolveu em polêmicas, como por exemplo, processos judiciais por pensão alimentícia e histórias de desaparecimento.
Figuras publicas manifestaram luto pela morte do artista. O ator Bruno Mazzeo, pelo Twitter, prestou homenagem ao cantor. "‘Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês’. Viva Belchior! Dos grandes! Salva de palmas". Eduardo Suplicy (PT), vereador de São Paulo, pela mesma rede social, postou: "É com muita tristeza que presto meus sentimentos de pesar e solidariedade à família e fãs de Belchior, que morreu hoje aos 70 anos".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS