20 anos da Persona
Jhonattan Reis 28/04/2017 17:31 - Atualizado em 30/04/2017 16:58
Cia Persona
Cia Persona / Divulgação
Em comemoração aos 20 anos de existência, que estão sendo completados este ano, a Cia. de Arte Persona apresenta, domingo (30), às 20h, o espetáculo “20 Anos – Tempos de Amor”, no Teatro Municipal Trianon, em Campos. Segundo a organização, a peça, que também teve sessão nesse sábado (29), se trata de um grande passeio por espetáculos da Persona que marcaram o público nesse tempo, como “A História é uma História”, “Os melhores anos de nossas vidas”, “Decote”, “Coração Brasileiro”, “O Mistério de Feiurinha”, “Melodrama”, “De Fuxicos e Retalhos” e “Entre o Dedo e o Anel”.
O público vai poder conferir números musicais que vão de Mozart ao som contemporâneo de Arnaldo Antunes. O trabalho também visa a “valorização da brasilidade em seus sons e palavras”, através de textos de vários autores, como Chico Buarque, Luís Fernando Veríssimo e Vinicius de Moraes. As entradas custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
De acordo com a diretora da Persona, Tânia Pessanha, a Cia. nasceu, oficialmente, em março de 1997, com o objetivo de se estabelecer como um curso de artes cênicas em Campos. Ela explica que desde as primeiras ideias geradoras do núcleo de estudos cênicos o objetivo central sempre foi o próprio ser humano e suas expressões artísticas, sendo sua proposta “voltada para o desenvolvimento do artista que existe dentro de cada um”.
— Hoje somos uma companhia que mantém um núcleo de pesquisas cênicas, formado por atores de formação prática e acadêmica mais avançada, responsável pelo desenvolvimento de uma linguagem cênica própria da Companhia. Além disso, mantemos o curso regular de artes cênicas, para atores iniciantes. Em tudo o que realizamos mantemos o sentimento, a atitude, o pensamento de companhia. Todos são preparados para todas as tarefas da realização teatral. Agimos em grupo e pelo grupo. Ao que parece, tem dado certo — disse Tânia.
“20 anos – Tempos de Amor” tem como objetivos principais a divulgação do trabalho da Companhia e a formação de plateia no município. Segundo Tânia o espetáculo abre as apresentações artísticas da Persona este ano.
— Geralmente, a companhia tem sempre uma temporada no início do ano, uma no final e, às vezes, mais uma ou duas temporadas. Porém, como estamos comemorando 20 anos e como temos um repertório montado, devido a essas duas décadas, teremos espetáculos diferentes em todos os meses até novembro — comentou.
Tânia também explicou que, ao final de “20 anos – Tempos de Amor”, a Persona sorteará bolsas de estudos. “Os sorteios são feitos para pessoas que querem participar dos cursos de artes da companhia, mas que não têm como pagar. Hoje somos uma companhia-escola. Temos um curso regular para atores e, também, somos companhia que produz espetáculos”, disse ela que também comentou sobre formação de plateia. “A gente acha importante trazer as pessoas para o teatro, que é um elemento de reflexão”.
  • Cia Persona

    Cia Persona

  • Cia Persona

    Cia Persona

  • Cia Persona

    Cia Persona

  • Cia Persona

    Cia Persona

A diretora também disse que pretende levar os espetáculos para fora da cidade. “É um desejo muito imediato. Pretendemos levar essa produção teatral de Campos, que tem dado certo, para outros municípios, para levar o nome da companhia e da cidade”, relatou.
“20 anos – Tempos de Amor” tem direção geral de Tânia Pessanha e direção musical de Ana Terêsa Faez. A preparação vocal foi trabalha por Lênin Willemen e Thássia Nunes, enquanto a preparação corporal foi realizada por Renata Caldas. As coreografias são assinadas por Renata Caldas e Isabela Cordeiro, e os figurinos por Nelzi Pessanha.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS