"Taxi Driver" aplaudido no Cineclube Goitacá
Celso Cordeiro Filho 27/04/2017 18:13 - Atualizado em 27/04/2017 18:13
Cineclube
Cineclube / Rodrigo Silveira
Os aplausos irromperam logo após a exibição de “Taxi Driver”, de Martin Scorsese, nessa quarta-feira, no Cineclube Goitacá, com apresentação do jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa, que destacou as qualidades do filme, notadamente, a interpretação de Robert De Niro. Lembrou que a produção de 1976 recebeu fartos elogios da crítica e colocou Scorsese na lista dos mais importantes diretores do mundo. “Aliás, considero Scorsese o maior cineasta vivo. Coloco-o certamente entre os dez grandes do cinema falado”, acrescentou.
A crítica à época destacou que para entender “Taxi Driver” era preciso também compreender naquele momento a vida de Martin Scorsese e do roteirista Paul Schrader. Observa-se que há muito de ambos — até mesmo de De Niro — no solitário Travis Bickle. Em entrevista a Jhonattan Reis, nesta Folha2, Aluysio destacou que “o filme, assim como todas as obras cinematográficas de Scorsese, vai girar em torno das mesmas questões: apogeu, queda e redenção”. Durante a conversa com a plateia, também ressaltou essa característica de Scorsese.
A narrativa de “Taxi Driver” se passa na cidade de Nova York, onde Travis Bickle (Robert De Niro) — jovem de apenas 26 anos — é um solitário vivendo numa grande metrópole, frustrado e alienado que alega ter sido dispensado recentemente do Corpo de Fuzileiros Navais. Ele, que sofre de insônia, começa a trabalhar à noite como motorista de táxi. Nesse meio tempo, vai aumentando um sentimento de revolta pela miséria, tráfico e a prostituição, que crescem à sua volta.
“O filme de Scorsese vai num crescendo até atingir o seu momento máximo com De Niro numa atuação impecável. A solidão é mostrada em toda a sua plenitude. Sem dúvida, um filme magistral”, completou Aluysio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS