Procissão fluvial atrai multidão em Atafona
Jhonattan Reis 23/04/2017 18:22 - Atualizado em 25/04/2017 14:21
  • Fiéis na procissão pluvial de Nossa Senhora da Penha

    Fiéis na procissão pluvial de Nossa Senhora da Penha

  • Fiéis na procissão pluvial de Nossa Senhora da Penha

    Fiéis na procissão pluvial de Nossa Senhora da Penha

  • Fiéis na procissão pluvial de Nossa Senhora da Penha

    Fiéis na procissão pluvial de Nossa Senhora da Penha

  • Fiéis na procissão pluvial de Nossa Senhora da Penha

    Fiéis na procissão pluvial de Nossa Senhora da Penha

Uma multidão aguardou, neste domingo (23), a chegada da tradicional procissão fluvial com as imagens de Nossa Senhora da Penha e São Jorge, em Atafona, segundo distrito de São João da Barra. A saída da procissão aconteceu por volta das 15h, tendo sua chegada às 17h30 no Porto da Penha e Coroação de Nossa Senhora. O festejo faz parte das celebrações religiosas dedicadas a Nossa Senhora da Penha — padroeira de Atafona —, que começaram no último dia 16 e se encerram hoje, dia dedicado à padroeira, quando o bispo diocesano dom Roberto Ferrería Paz celebra a missa solene às 10h, e às 17h acontece a tradicional procissão terrestre. As comemorações recebem fiéis de toda região.
Neste domingo, as celebrações começaram às 9h30, com missa em Ação de Graças pelo Dia da Divina Misericórdia e São Jorge, celebrada pelo padre Marcos Pinalli da Costa e cantada pelo ministério de música Mensageiros do Rio, tendo batizados às 11h. Com a Procissão Fluvial à tarde, o oitavo Dia do Oitavário da Padroeira contou com o tradicional leilão de doações feitas à igreja Nossa Senha da Penha, por volta das 20h.
E as comemorações continuam nesta segunda-feira, Dia de Nossa Senhora da Penha, descrito na programação como “o grande dia”, sendo o último de festejos. A programação é extensa. De madrugada, por volta de 00h, há acolhida festiva do dia dedicado à padroeira de Atagona. Às 5h, acontece alvorada pelas ruas centrais de Atafona em homenagem à padroeira. Pela manhã, os devotos participarão de solene missa campal celebrada pelo bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, às 10h, e de batizados às 11h30.
As ruas de Atafona também serão palco, nesta segunda, da tradicional procissão terrestre de Nossa Senhora da Penha, patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro, que acontece às 17h30 e será acompanhada pela banda Don Divino. À noite, às 20h20, a imagem de Nossa Senhora da Penha será recepcionada pela voz do cantor Dom Américo. A cerimônia de coroação está marcada para as 20h30. Já a solenidade de descida do quadro da padroeira acontece às 23h45.
A Irmandade de Nossa Senhora da Penha, fundada há 160 anos, é a responsável pela realização da festa, tendo apoio da Prefeitura de São João da Barra.
A provedora da Irmandade, Viviane Meireles, ressaltou a importância das celebrações. “A festa de Nossa Senhora da Penha é uma tradição, um amor que envolve todos nós. Há relatos de muitos milagres concedidos por meio da santa. Minha mãe era devota e passou esse amor a todos da nossa família. As homenagens à padroeira não envolvem apenas os irmãos desta devoção, mas toda comunidade católica”, disse.
Neste ano, foi realizada pela primeira vez a “Romaria Luminosa”, na última sexta-feira. Os devotos sairam em caminhada da igreja matriz de São João Batista, na sede do município, até o templo de Nossa Senhora da Penha, em Atafona. A romaria levou de volta ao altar a imagem da padroeira, após trabalho de restauração do artista sanjoanense Jorge Renato Amaral, que realizou o trabalho por cerca de um ano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS