Alteração veta filme para criança
22/04/2017 15:33 - Atualizado em 23/04/2017 14:35
Divulgação
Modificação na classificação indicativa resulta de denúncia / Divulgação
Após mais de 30 anos de lançamento, o filme “A lagoa azul” passou por uma mudança em sua classificação indicativa. De livre, o longa-metragem, agora, não é indicado para menores de 12 anos. A alteração foi noticiada no Diário Oficial da União, na última semana. O fato aconteceu após a reclamação de uma pessoa.
Em informação veiculada pelo jornal O Globo, depois de um processo administrativo, os funcionários do Ministério da Justiça identificaram no filme “tendências de: ‘ato violento’ e ‘apelo sexual’, sendo este segundo de forma reiterada, predominantemente incompatível com a publicação realizada anteriormente. Por isso, o filme foi reclassificado como “não recomendado para menores de doze anos”, por conter: violência e conteúdo sexual”.
“A lagoa azul” traz a história de Emmeline (Brooke Shields) e Richard (Christopher Atkins), duas crianças que sobrevivem a um naufrágio junto com um velho marinheiro, Paddy Button. Quando Paddy morre, os dois precisam se virar sozinhos e, ao chegar à adolescência acabam descobrindo a sexualidade e se apaixonando.
O filme tinha a classificação “livre” e desde 1995 foi exibido várias vezes na TV Globo e no SBT — sempre no horário da tarde. Convém notar que a classificação indicativa atualmente não impede a exibição do programa. Ela funciona apenas como uma sugestão aos pais. (A.N)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS