Rafael define PPS-2018
31/03/2017 11:13 - Atualizado em 03/04/2017 13:37
Rafael define PPS-2018
Enquanto PHS e PR já têm definidas boa parte das suas pré-candidaturas locais às eleições de deputado federal e estadual em 2018, como o “Ponto Final” adiantou em suas edições do último dia 15 e ontem, no PPS a decisão caberá à liderança maior do partido no município: o prefeito Rafael Diniz. Foi o que deixaram claro à coluna os dois vereadores da legenda: o líder governista Fred Machado e Abu Azevedo.
Foco em Campos
Vereador de primeiro mandato e já cotado para uma pré-candidatura à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Abu garantiu que sua prioridade é a Câmara Municipal: “O foco agora é no mandato, não só pelos 3.355 eleitores que votaram em mim, mas por toda a população. Temos que dar sustentação para o prefeito reconstruir o município. E o trabalho é muito grande, pela situação que a gente encontrou. Quanto a 2018, vou seguir o que Rafael e o Comte (Bittencourt, vice-prefeito de Niterói e presidente estadual do PPS) definirem”.
Condicionante de Comte
Também cotado para uma pré-candidatura ao legislativo estadual, Fred Machado não descartou ou confirmou a possibilidade, com o mesmo discurso de Abu: “vou aguardar Rafael”. Mas a definição de ambos depende de outras condicionantes. Como Comte também é deputado estadual eleito, ele poderia abrir mão da tentativa de reeleição se vier a assumir a Prefeitura de Niterói, caso o prefeito Rodrigo Neves (PV) se candidate a deputado federal. Se isso acontecer, a vaga para mais uma candidatura à Alerj ficaria aberta no PPS fluminense.
Fred e Marcão
Mas se a desistência de Comte daria mais espaço para qualquer pré-candidato do PPS a deputado estadual, Fred tem duas questões particulares que podem influenciar na decisão. A primeira é sua amizade estreita com o presidente da Câmara Municipal, Marcão Gomes (Rede), cuja pré-candidatura no pleito de 2018 é tida como certa. E caso este se elegesse a deputado estadual (ou federal), o caminho ficaria aberto para Fred tentar chegar à presidência do legislativo goitacá, na eleição da próxima mesa diretora do próximo biênio.
Pedro Machado
Além disso, nos bastidores se cogita que Carla Machado, prefeita de São João da Barra e irmã de Fred, poderia tentar lançar o filho, Pedro, a deputado estadual em 2018. Neste caso, o líder governista da Câmara de Campos ficaria numa sinuca de bico: ou apoiar o amigo Marcão, ou seu próprio sobrinho à Alerj. A lógica é que a candidatura de Pedro, sobretudo se vitoriosa, cacifaria o lançamento do jovem, mais tarde, como sucessor da mãe no executivo sanjoanense — em 2024, ou já em 2020, caso a reeleição seja barrada em Brasília pela reforma política.
José Renato
Charge do dia 31/03 / José Renato
Mercado
A polêmica que envolve o Mercado Municipal de Campos e as obras ao seu redor voltou a ser discutida entre a sociedade civil e o poder público. Ontem, o chefe de gabinete do prefeito Rafael Diniz, Alexandre Bastos, se reuniu com um grupo, entre eles historiadores, que criticou de novo a construção. Na pauta, a reforma do novo shopping popular. Iniciada no governo passado, atualmente está sob auditoria e fere drasticamente o prédio histórico, tombado como patrimônio do município pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos.
Diálogo
O chefe de gabinete afirmou que manterá um diálogo permanente com todos os envolvidos neste processo para se chegar a um caminho de consenso, que não desrespeite o Mercado Municipal, enquanto um patrimônio histórico do município. O problema agora passa a ser também a parte onde fica os feirantes, que ainda não passou pela reforma e atualmente compromete a estrutura histórica.
Orquestrando
O diálogo em busca da valorização da cultura de Campos também levou, ontem, o prefeito Rafael Diniz a receber representantes da ONG Orquestrando a Vida. O encontro teve como objetivo analisar a atual situação financeira da Orquestra Municipal e traçar meios, por meio de possíveis parcerias, para evitar o encerramento do projeto. De acordo com o prefeito, em sua ida a Brasília, na semana passada, uma das pautas discutidas foi a atual situação da Orquestrando.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS