Transparência
08/03/2017 10:32 - Atualizado em 08/03/2017 10:32
Transparência
A presença do secretário de Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, ontem, na Câmara, esmiuçou um quadro preocupante das finanças do Município. No Facebook, o economista Ranulfo Vidigal analisou os dados apresentados pelo secretário, especialmente sobre déficit potencial de quase R$ 600 milhões. Ranulfo destacou que o caminho é rediscutir as prioridades com a sociedade evitando impor o ônus do ajuste sobre os ombros das famílias mais humildes.
Mais com menos
Para o economista, trabalhar com escassez de recursos em caixa obriga o gestor a pensar a qualidade do gasto, em detrimento da quantidade, por si só. E destacou: “Os caminhos para evitar o caos fiscal são árduos e longos, porém, necessários... Para tal intento urge elaborar e executar Planos de Metas realistas, como forma de dar transparência aos objetivos do governo e apontar as diretrizes setoriais, iniciativas estratégicas e metas da administração municipal. É um instrumento de gestão para potencializar os resultados do governo e permitir à sociedade fiscalizar as ações”.
Lista suja
Está travado um grande embate entre Governo e Ministério Público do Trabalho (MPT) a respeito da divulgação do Cadastro de Empregadores flagrados com mão de obra análoga à de escravo, conhecido como Lista Suja. Segundo o coordenador nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaet), Tiago Cacalvanti, a divulgação da lista é um importante mecanismo de combate à escravidão contemporânea.
Lista suja 2
Acontece que a divulgação foi suspensa por decisão do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra. Ele aceitou o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU). Uma liminar obrigava a União e o Ministério do Trabalho a publicar a lista. O Ministério Público do Trabalho vai recorrer.
Perigo na avenida
Quem trafega pela avenida Alberto Lamego precisa redobrar a atenção por conta dos arbustos ao longo da via, que tiram a visibilidade não só de motoristas, mas também de pedestres. O risco de acidente é ainda maior para quem precisa fazer o retorno do lado esquerdo, já que a vegetação atrapalha o campo de visão. O mesmo acontece com os pedestres que tentam atravessar a avenida, principalmente nas proximidades de dois supermercados, Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins e Uenf.
/
Animais soltos
A situação se torna mais grave naquela área entre o Parque Califórnia e o acesso a São João da Barra diante dos constantes casos de animais soltos na pista. Um morador do Horto relatou à redação da Folha que no último fim semana, um cavalo saltou do canteiro central sobre um dos arbustos e por pouco não atingiu um veículo que passava pela avenida. A informação do denunciante é que ele entrou em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mas foi informado que o veículo para recolher animais não estava sendo utilizado.
Praça preocupa
E as reclamações na área do Horto não se restringem à Alberto Lamego, os moradores também denunciam o abandono da praça do bairro. Após ter ficado anos abandonada, a área de lazer até foi reformada, mas voltou a apresentar problemas. Parte da estrutura já está danificada e com mato alto. Para piorar a situação ainda tem a falta de educação de alguns moradores, que infelizmente jogam lixo no espaço. O poder público tem que fazer a sua parte, mas isso não tira da população suas responsabilidades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS