Resgate nas ruas
01/03/2017 09:05 - Atualizado em 03/03/2017 13:13
Um carnaval de muita criatividade e com o resgate da folia de rua. Foi o carnaval também onde a população de várias cidades demonstrou que quando se quer não precisa depender somente do poder público para promover festas e se divertir. Com a crise financeira em municípios da região, muitas prefeituras deram apenas o suporte básico para a folia. O que se viu, então, foi o verdadeiro sentido do carnaval: uma festa popular.
/
Balanço
Os dias de folia pela região até foram violentos, mas Campos esteve longe de ser como em anos anteriores. Até ontem não havia registro de estabelecimentos comerciais arrombados na área central de Campos, mas muitos só saberão se foram alvo de bandidos quando reabrirem hoje ao meio-dia. Os casos de assassinatos e acidentes também não ganharam tanto destaque, apesar de uma mulher morta a facadas no Farol e três tentativas de homicídio no litoral de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Já os afogamentos chamaram a atenção na região, deixando três mortos e um desaparecido.
O ano começa agora
Passados os dias de folia, para alguns o ano começa de verdade agora. Ainda há aqueles que dão aquela esticadinha até o fim de semana e só voltam na segunda-feira. Mas, para quem não tem escapatória, ao meio-dia de hoje já é possível encontrar, além do comércio, os bancos abertos. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) contas de consumo como água, energia e telefone e carnês que tiverem os dias 27 ou 28 de fevereiro como data de vencimento poderão ser pagas sem acréscimo hoje.
No seu bolso
E por falar em pagar, março começa hoje já pesando no bolso. A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz neste mês será amarela, ou seja, com cobrança extra de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A bandeira amarela é ativada quando é preciso acionar mais usinas termelétricas, por causa da falta de chuvas. Desde dezembro, a bandeira tarifária estava verde, sem custo extra para os consumidores. Na semana passada, a Aneel aprovou os novos valores para as bandeiras neste ano.
Paralisação marcada
Os dias de tensão no estado do Rio de Janeiro estão longe do fim. Ainda há muito tema polêmico a ser votado no pacote de austeridade que permitirá ao governo ter acesso a recursos liberados pela União. No próximo dia 15, por exemplo, servidores da Educação farão uma paralisação de 24 horas. O anúncio foi feito pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ), que explicou que o motivo para a decisão é o apoio à Greve Nacional da Educação, convocada por entidades federais.
Em defesa
Os servidores da Educação do Estado até estariam com os vencimentos em dia, porém, a situação dos aposentados e pensionistas ainda é crítica com os constantes atrasos no salário e também no 13º. O ato será não só em defesa deles, mas também visa protestar contra a Reforma da Previdência. Ainda segundo o Sepe, uma assembleia está marcada para o mesmo dia para discutir a pauta de reivindicações, mas ainda não tem local definido.
Nota de falecimento
Ex-jogador do Campos Atlético Associação, José Antônio Lima da Costa, o Zé Antônio, faleceu segunda-feira, aos 60 anos, vítima de um tumor no fígado e no pâncreas. Atacante, Zé Antônio foi autor de muitos e importantes gols na campanha do título do Campeonato Campista de Profissionais de 1976. Atualmente, trabalhava no ramo de estacionamento. Zé Antônio foi homenageado pelo Roxinho em 2016, na comemoração dos 40 anos da conquista. O sepultamento foi realizado ontem, no cemitério do Caju.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS