Trump aumenta gastos militares e corta verba para meio ambiente
16/03/2017 16:14 - Atualizado em 22/03/2017 13:54
A proposta orçamentária dos Estados Unidos para 2018, apresentada nesta quinta-feira (16) pelo presidente Donald Trump, quer incrementar os gastos militares, diminuir os recursos para programas de ajuda externa e eliminar o envio de dinheiro do país para o Fundo Verde das Nações Unidas, verba destinada para amenizar as mudanças climáticas. Internamente, a proposta também traz um corte de recursos para a Agência de Proteção Ambiental (EPA).
Por outro lado, a proposta de Trump dá um aumento de U$ 52 Bilhões para o Pentágono. E destina parte da verba para programas nucleares. Além disso, o texto aumenta os recursos para combater o grupo extremista Estado Islâmico, aumentar a quantidade de tropas norte-americanas no Oriente Médio e promover investimentos em equipamentos para a Força Aérea e a Marinha.
As chamadas Operações de Contingência no Exterior terão um fundo de U$ 12 bilhões para financiar gastos extraordinários, em zonas de guerra.
Ambiente prejudicado
O orçamento de Trump prevê o corte de 31% dos recursos destinados à Agência de Proteção Ambiental, e retira o financiamento voltado para questões vinculadas às mudanças climáticas, eliminando o Plano de Energia Limpa – que concentrava as iniciativas para a redução da emissão de dióxido de carbono – e prevendo cortes em programas sobre qualidade da água e ar.
A redução em programas de ajuda externa será de pelo menos 28% e, além de suspender a ajuda para o Fundo Verde da ONU, outros financiamentos que eram destinados ao organismo multilateral também serão afetados, como ações de intercâmbio cultural.
O Departamento de Segurança Interna dos EUA aparece na nova proposta com aumento de quase 7% dos seus recursos, que devem ser usados especialmente para coibir a imigração ilegal e incrementar deportações. Ao todo, U$ 5.1 bilhões serão destinados para a construção de um muro na fronteira dos EUA com o México, divididos para este ano e o ano que vem.
Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS