Deslizamento de lixo deixa dezenas de mortos na Etiópia
13/03/2017 16:28 - Atualizado em 16/03/2017 16:26
Reprodução
Deslizamento na Etiópia / Reprodução
Pais desesperados reviravam uma pilha gigantesca de lixo na capital da Etiópia, Addis Abeba, nesta segunda-feira (13), gritando os nomes de crianças soterradas por um deslizamento ocorrido quando uma montanha de detritos desmoronou em um assentamento informal. Ao menos 50 pessoas morreram.
"Minhas crianças, minhas crianças, minha filhinha", gritava um homem que perambulava pelo local com lágrimas escorrendo pelo rosto. Vizinhos disseram que ele perdeu quatro filhos.
O deslizamento, que aconteceu no final do sábado (11), ainda destruiu 49 moradias e feriu 28 pessoas, segundo o porta-voz da prefeitura local, Amare Mekonen.
Centenas de pessoas moram no aterro de Reppi em busca de alimentos e de itens que possam vender, como metal reciclável. O local existe há 50 anos e é o único do tipo em Addis Abeba.
Nesta segunda, equipes de resgate usaram escavadoras para retirar pilhas de lixo enquanto pessoas se reuniam no local, chorando e rezando. Algumas remexiam os restos com as próprias mãos.
A multidão viveu um momento de horror quando um corpo foi desenterrado e levado embora envolto em um lençol. Mais cedo, moradores se voltaram com raiva contra os jornalistas que filmavam o cenário do desastre, afastando-os com pedras.
Meselu Damte, vizinho do homem em prantos, disse ter perdido a esposa e quatro filhos.
"Os corpos deles foram encontrados de manhã", contou. "Ainda há casas a ser encontradas, e muitos de meus vizinhos estão dentro".
A Etiópia é uma das economias que crescem mais rapidamente na África, em grande parte devido a investimentos incentivados pelo governo, mas o ímpeto de industrialização também vem alimentando o descontentamento entre os que ficam para trás.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS