Atleta de Campos é tricampeão de prova
Matheus Berriel 20/03/2017 19:26 - Atualizado em 22/03/2017 13:40
Competição
No último domingo (19), o ciclista Afonso Celso Pacheco, de Campos, conquistou seu primeiro título de 2017, vencendo pelo terceiro ano consecutivo o Circuito Ciclístico Cidade de Aracaju, que neste ano foi equivalente à segunda etapa do Campeonato Sergipano e valeu pontos para o ranking nacional. Para ser tricampeão, o campista teve que superar alguns imprevistos, além dos adversários representantes de vários estados brasileiros.
Fora da melhor fase da carreira, Afonso Celso decidiu viajar para a competição mesmo após ter sido assaltado em Belo Horizonte, fato que o fez interromper os treinamentos. Já no Sergipe, foi surpreendido ao abrir sua mala e encontrar a coroa de sua bicicleta com quatro dentes quebrados. O problema foi resolvido com apoio do presidente da Federação Sergipana de Ciclismo, Jairo Vieira, que levou o atleta a uma loja onde a coroa foi consertada.
— Quando a gente chega no lugar da competição e vê algum problema com a bicicleta ou com qualquer equipamento, é complicado. Atrapalha muito, porque deixa o atleta nervoso, acelerado, sem dormir direito. No sábado, não pude fazer o treino leve da véspera, porque fiquei envolvido com a bicicleta. Além disso, a gente trabalha com controle de batimentos cardíacos. No dia da prova, eu estava com 150 batimentos por minuto em repouso. Mas, no final, deu tudo certo — disse Afonso Celso.
Na prova, apesar dos problemas da véspera, o campista esteve bem durante todo o percurso, sempre brigando pelas primeiras colocações. Conseguiu assumir a dianteira no sprint final e cruzou a linha de chegada na primeira colocação, garantindo 40 pontos no ranking, onde briga para conquistar o tetracampeonato brasileiro e defender o título da categoria Master C, conquistado no ano passado.
— Foi uma prova de nível bem alto. Como fui competir brigando pelo meu terceiro título, acabei sendo muito atacado por vários atletas, que já estavam me marcando. Tive que mudar meu estilo e fazer uma corrida covarde, sem usar todo o meu potencial para atacar. Simplesmente fiquei esperando os ataques deles, e no final usei minha principal característica, que é a chegada forte — destacou o ciclista.
De volta a Campos, Afonso Celso iniciará em breve a preparação para os próximos compromissos. No dia 9 de abril, ele disputará uma competição em Teresópolis. Já em 11 de maio, participará de uma prova em Belém.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS