Goytacaz apresenta novo treinador
Matheus Berriel 17/03/2017 16:20 - Atualizado em 20/03/2017 14:42
Michelle Richa
Novo treinador do Goytacaz/Michelle Richa
O Goytacaz anunciou e apresentou, na tarde desta sexta-feira (17), o novo treinador para a disputa da Série B1 do Campeonato Estadual. O escolhido foi um velho conhecido do torcedor alvianil, Paulo Henrique, de 74 anos, que retorna ao clube após quatro décadas. Nesse intervalo, ele ficou por 18 anos no futebol árabe, onde comandou a Seleção de Omã e várias equipes locais. No Rio de Janeiro, teve passagens recentes no Quissamã e no Audax.
Após fazer um passeio pelas instalações do estádio Ary de Oliveira e Souza, o Aryzão, Paulo Henrique falou com a imprensa e não escondeu a satisfação de voltar ao clube onde fez seu primeiro grande trabalho como treinador, nos anos 1970, após encerrar a renomada carreira de jogador, tendo defendido o Flamengo e a Seleção Brasileira. Em entrevista à Folha, tratou a chegada ao Goyta como um presente para diminuir a dor da perda do filho homônimo, que também era treinador e foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior pelo Flamengo, em 2011. Paulo Henrique Filho morreu no mês passado, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
— O retorno representa muita coisa para mim. Eu praticamente comecei aqui, em 1976. Quando o Goytacaz disputou o Campeonato Brasileiro, eu era o treinador. E quando saí, em 1978, prometi que um dia voltaria para fazer mais alguma coisa. Recentemente, tive uma perda muito grande. Meu filho Paulo Henrique faleceu aos 52 anos e foi para mais perto do Pai Maior, que agora me deu esse presente. Ele levou o meu filho e me colocou para treinar novamente o Goytacaz — disse um emocionado Paulo Henrique.
Ciente de que atualmente o clube não vive as glórias de outrora, o técnico se mostrou confiante quanto à missão de tentar recolocar o Goytacaz na Série A do Estadual, feito que não acontece há 25 anos. “Encontro o clube numa situação muito ruim. A situação financeira do país não é boa, e isso reflete num todo. Mas, venho com esperança. A posição do Goytacaz sempre foi de estar na primeira divisão. Chego com esse desafio. Se Deus quiser, nós retornaremos para a Série A, com a ajuda da nossa torcida, que é muito importante”, falou.
A força da torcida alvianil também foi citada pelo novo gerente de futebol do Goyta, Ricardo Barreto, outro que foi apresentado. Conhecido por passagens em vários clubes do Rio, inclusive no próprio Goytacaz, como treinador, em 2004, ele fará seu segundo trabalho como dirigente. O primeiro foi no Resende, onde ajudou o clube a conquistar o acesso para a elite do Estadual.
— Essa vinda para o Goytacaz representa muito no meu currículo. Já estive aqui, agora estou voltando com uma nova função. Conheço o Paulo Henrique há muitos anos, já trabalhei em clubes contra ele, mas é meu amigo pessoal. Hoje estamos juntos e vai ser um prazer trabalhar com ele, tentando dar todo o suporte para que ele faça um grande trabalho e leve o Goytacaz à primeira divisão. Vamos ter muito trabalho para montar um time que faça uma boa campanha, à altura da torcida, que é a quinta maior do Rio de Janeiro. Contamos com o apoio dessa torcida, sabemos da sua importância — disse Ricardo Barreto.
Presente na apresentação, o presidente do clube, Dartagnan Fernandes, comemorou a chegada da dupla, viabilizada após o acerto de parceria com uma empresa que ajudará na gestão do futebol. “O Paulo Henrique tem uma identidade muito grande com o Goytacaz. A gente sempre teve esse sonho de trazê-lo, mas precisávamos de apoio financeiro. As dificuldades são muito grandes. O apoio veio, o Goytacaz está no caminho certo. Trouxemos também o Ricardo Barreto, que vai somar muito ao clube. Agora, vamos seguir em frente. O trabalho já deu certo em relação à diretoria e à comissão técnica, mas isso precisa refletir dentro do campo. Esperamos montar uma equipe competitiva e trazer bons resultados”, destacou o presidente.
Nos próximos dias, os dirigentes do Goytacaz estarão reunidos para tratarem da formulação do elenco. A ideia é que sejam contratados reforços vindos de outras equipes do estado, além da promoção de alguns destaques das categorias de base. O Alvianil da rua do Gás está no Grupo B da Série B1 do Estadual, ao lado de Artsul, Barra da Tijuca, Duque de Caxias, Friburguense, Gonçalense, São Cristóvão, São Gonçalo EC, Serrano e Tigres do Brasil. A estreia será no dia 13 de maio, em casa, contra o Friburguense.
Americano anuncia acerto com Duílio Dias
Esta sexta também foi de novidades no Americano, que anunciou parte da nova diretoria. Escolhido como diretor de futebol pelo presidente eleito Carlos Abreu, o ex-presidente Luciano Viana divulgou que Duílio Dias será o novo treinador do time, que também disputará a Série B1 do Estadual. O técnico foi contratado após recente passagem pelo Bonsucesso. Na diretoria, um dos novos nomes é o do ex-jogador Branco, que vestiu a camisa do Americano na década de 1990. Ele será o gerente de futebol.
O Cano está no Grupo A, junto de Campos, America, Audax Rio, Barcelona, Barra Mansa, Itaboraí, Olaria, Queimados, Sampaio Corrêa e Serra Macaense. A estreia será no dia 17 de maio, contra o Barra Mansa, em Cardoso Moreira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS