Escritor lança "Literatura em Transe"
Jhonattan Reis 27/03/2017 11:25 - Atualizado em 28/03/2017 14:08
O Campista Deneval Filho assinala que o livro é resultado de pesquisas literárias
O escritor e professor campista Deneval Siqueira de Azevedo Filho lança nesta segunda (27) à noite, na sede da Academia Campista de Letras (ACL) — situada no Jardim São Benedito, no Centro de Campos — seu novo livro, intitulado “Literatura em Transe”. O lançamento acontece às 19h. A obra, que custa R$ 50, vai estar à venda. Doutor em teoria e história literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Deneval explicou que o livro é resultado de mais de 15 anos de pesquisas.
— No geral, elas (pesquisas) são feitas desde que virei professor adjunto, em 1999. Todos os capítulos foram resultado de pesquisas minhas na universidade enquanto professor titular de teoria e história literária. Cada pesquisa foi desenvolvida ao longo de quatro anos e todas resultaram em relatórios, sendo que, então, esses trabalhos foram sendo desenvolvidos e se tornando os capítulos. Em 2015, já com toda a pesquisa pronta, escrevi o livro, em um espaço quatro meses — disse ele, que comentou sobre a obra.
— Foi trabalhada a questão da transcodificação semiótica do conceito do cinema para a literatura, para mostrar que ela é um diálogo constante com as artes plásticas. É um livro gostoso de ler. O jornalista Roberto Barbosa me falou uma coisa interessante: “Você não precisa nem ter lido muito as obras (abordadas nos capítulos) para entender”, porque acabo contando um pouco delas. Não é um livro de teoria literária, mas um ensaio. E a obra ensaística exige que você trabalhe a própria linguagem do autor.
De acordo com Deneval, o lançamento de hoje é aberto à comunidade, no geral.
— Houve uma espécie de primeiro lançamento, que, na verdade, foi uma noite de autógrafos para 20 pessoas em 15 de dezembro do ano passado, em um hotel. Agora é o lançamento pela ACL, da qual sou membro. É uma iniciativa da Academia junto com a editora, algo amplo, aberto ao público. Farei uma palestra sobre as pesquisas que levaram a esse livro, com a presença de convidados, acadêmicos e o público.
Ele contou que também haverá uma mesa composta por autoridades que comentarão a obra.
— A princípio, a mesa está composta pelo jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa, o jornalista Roberto Barbosa e a poeta e escritora Zedir Carvalho, que é filha de escritor Waldir Carvalho — falou.
Deneval é autor de vários livros. Entre eles, “Desarraigados — ensaios” (1995), “De cantos, de fotografias, de (in)vocação, do obsceno e dos palcos” (1999), Holocausto das Fadas — a trilogia obscena e o Carmelo bufólico de Hilda Hilst” (2002), “Anjos Cadentes — a poética de Bernadette Lyra” (2006), “A bela, a fera e a santa sem saia — ensaios sobre Hilda Hilst” (2007), “A Multiplicidade das linguagens híbridas na ficção de Nuno Ramos” (2012) e “Por um (im)possível (anti)cânone contemporâneo — literatura, artes plásticas, cinema e música” (2014).
O escritor contou que já trabalha em outra obra. “Estou fazendo uma versão em português de um livro que está publicado em inglês, francês e não em português, que é uma mitobiografia de Madame Satã. Já comecei a trabalhar, mas não tem título ainda”.
Carreira — Deneval Siqueira de Azevedo Filho possui bacharelado em Arquitetura (USU) e graduação em letras pela Faculdade de Filosofia de Campos, pós-graduações, além de mestrado e doutorado em teoria e história literária pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, além de outras ocupações, é professor associado de pesquisa das universidades de Nova York e de Fairfield, além de professor titular de teoria e história literária do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS