"Limite de Segurança" ganha aplausos ao final
Celso Cordeiro Filho 16/03/2017 19:52 - Atualizado em 17/03/2017 17:48
Cineclube
Ao final da exibição de “Limite de Segurança”, de Sidney Lumet, que foi apresentado na quarta-feira (15), no Cineclube Goitacá, pelo advogado e publicitário, Gustavo Oviedo, o público aplaudiu em reconhecimento à excelência do filme que prende a atenção do expectador durante duas horas. “Sidney Lumet dá uma aula de como fazer cinema. Filmado em ambientes internos (salas), mesmo assim consegue passar toda a atmosfera de suspense durante o período da Guerra Fria quando os Estados Unidos e a União Soviética disputavam a liderança mundial”, observou Oviedo.
A história se passa em 1964, em plena Guerra Fria, com Estados Unidos e União Soviética competindo ferozmente pela hegemonia mundial, um erro de computador pode destruir ainda mais essa relação complicada. Por uma falha técnica no sistema do Strategic Air Command (órgão estratégico de defesa nuclear dos Estados Unidos), uma frota de aviões recebe a ordem de destruir a cidade de Moscou com duas bombas atômicas. Com pilotos treinados para não receberem ordens verbais e com o procedimento de destruição em curso, os americanos vão ter que lutar contra o tempo, já que os russos prometeram destruir Nova York caso o lançamento aconteça.
A partir deste argumento, Sidney Lumet constrói um filme que consegue manter a atenção do espectador, sem usar recursos apelativos. “Simplesmente, desenvolve com maestria toda história destacando-se a fotografia que pontua os momentos decisivos dos personagens. Destaque, ainda, para a interpretação de Henry Fonda, que faz o presidente dos Estados Unidos. Enfim, um clássico de um cineasta com uma obra memorável”, acrescentou. Antes da exibição de “Limite de Segurança”, o produtor cultural Antonio Luiz Baldan exibiu trechos do filme “O Circo e os Sonhos”, de Angelo Lima, em homenagem ao Dia do Circo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS