Quissamã abre espaço à cultura quilombola
13/03/2017 11:02 - Atualizado em 15/03/2017 14:56
Reunião de professores com membros da secretaria de Educação de Quissamã
A secretaria de Educação de Quissamã, através de sua equipe pedagógica, e a direção da E.M. Felizarda Maria Conceição de Azevedo, se reuniram no prédio da escola para uma reunião específica para implementação de uma política educacional quilombola.
O objetivo foi articular ações para o resgate de valores culturais de origem quilombola, baseado nos saberes e conhecimentos de uma matriz cultural; estabelecer parceria entre escola e comunidade; criar plano de ação inicial, com o cronograma de ações específicas, para o trabalho de implementação da proposta Educacional quilombola.
“A proposta é que a escola recrie um currículo onde possa permitir aos alunos resgatar e refletir a história de sua comunidade, já que nossa escola tem por missão proporcionar uma educação valorizando a cultura local. Existe a necessidade de cadastrar, ainda este ano no censo escolar, a unidade como escola quilombola, para que passe a receber todo material pedagógico específico que resgata a história do povo africano no país e dos antepassados dos atuais moradores da comunidade. E para passar a receber verbas do Governo Federal, direcionadas para tais ações”, explicou o secretário de Educação, Robisson Serra.
Segundo ele, serão criadas ações para sensibilizar a comunidade escolar sobre a questão da educação quilombola. Para viabilizar isso, serão estabelecidas parcerias com a própria comunidade, através da Associação de Moradores e com o Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro, que permitirão a formação dos professores e servidores de apoio. Esses encontros acontecerão de acordo com as demandas da escola e comunidade.
Participaram da reunião o subsecretário de Educação, Ailson Barreto; a diretora da Divisão de Educação Inclusiva, Cyntia Cristina Brito; a coordenadora da Divisão de Educação Inclusiva, Rosândia Maurício; a conselheira fiscal da Associação Remanescente do Quilombo, Fabiana de Souza; a representante da Comunidade de Machadinha, Janaína Pessanha; a representante do Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro, Rute Costa; o diretor, Allan Alves e a coordenadora pedagógica Driele Almeida, ambos da E.M. Felizarda Maria Conceição de Azevedo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS