II Semana de Artes da Candido começa nesta segunda-feira
Jhonattan Reis 12/03/2017 11:44 - Atualizado em 14/03/2017 15:04
Divulgação
Semana de Artes na Ucam/Divulgação
A II Semana de Artes da Candido começa nesta segunda-feira (13) e acontece até quinta-feira (16), na universidade Candido Mendes, em Campos. A organizadora do evento, Carol Poesia, que também é professora da instituição, explicou que a II Semana de Artes tem o objetivo de oferecer espaço para artistas mostrarem seus trabalhos e para o público apreciar os trabalhos artísticos apresentados. Na programação estão apresentações de espetáculos, bate-papos, oficinas, exibição de curtas-metragens e lançamentos de livros.
— O evento começa na segunda à noite, às 19h30, no auditório da Candido, com mesa de abertura com autoridades que irão falar sobre o cenário artístico de Campos. Estarão presentes o poeta e jornalista Aluysio Abreu Barbosa, o diretor teatral Fernando Rossi, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima, a atriz Lucia Talabi e o agente cultural independente Bruno Macedo.
Na manhã de terça (14), a II Semana de Artes conta com oficinas de percepção corporal, ministradas pelos atores Tales Linecker e Maria Carolina Moura, às 9h, e de forró, com Beatriz Petrucci, às 11h. Na noite do mesmo dia, haverá exibição de curtas-metragens às 19h e, às 20h30, show com a cantora e atriz Katiana Rodrigues.
Carol explica que a programação de quarta (15) também começa às 9h. “Temos oficinas de zouk, ministrada por Paulo Barcellos, e de stiletto, com João Luis. À noite, às 19h, teremos um bate-papo com os autores Adriano Moura e Paula Vigneron, com mediação de Marcelle Louback”. Adriano e Paula abordarão o tema “escrita criativa e os desafios da publicação”, com lançamentos de seus livros mais recentes — “Todo Verso Merece Um Dedo de Prosa” e “Sete Balas ao Luar”, respectivamente —, que estarão disponíveis para venda.
O último dia de evento é a quinta-feira (16). Às 11h, há oficina de dança do ventre, com Edhuardo Rodrigues. O encerramento da II Semana de Artes da Candido acontece com a Noite Cultural, a partir das 19h, no auditório da instituição. “Será um palco democrático, onde alunos, professores, funcionários e artistas da comunidade realizam várias apresentações artísticas, como música, poesia e teatro”, comentou Carol Poesia.
Divulgação
Semana de Artes na Ucam /Divulgação
Ela também explicou que a ideia para a Semana de Artes surgiu ano passado. “Percebi a necessidade de abrir espaço para a cultura. Existe uma demanda na nossa cidade, por parte dos artistas, principalmente, de ter espaço para mostrar seus trabalhos. Isso porque a cidade está com vários aparatos culturais fechados, como é o caso do Palácio da Cultura e do Teatro de Bolso, o que é uma questão do governo anterior”, relatou.
— Mediante essa demanda da classe artística e, também, do público, que é de poder ter acesso a esses trabalhos e enriquecer sua bagagem cultural, redigi um projeto para a universidade para que fosse feita uma semana com uma programação que cedesse espaço para os artistas mostrarem seus trabalhos e abrisse as portas para a comunidade contemplá-los. Assim foi idealizada a I Semana de Artes, uma semana de trocas culturais — contou.
Carol Poesia falou, ainda, que coordena o Núcleo de Cultura da Candido (Nuca). “Também há as contribuições fundamentais do professor Douglas Lemos e da professora Mariângela Marques, que faz um trabalho voluntário dentro do Núcleo, sendo que também há o setor de marketing, com o professor Rodrigo Lira e a profissional de marketing Daieni Marques, todos também organizadores da II Semana de Artes”, concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS