Pacientes com o 'Mal da Vaca Louca' em Niterói? Falso
13/03/2017 10:19 - Atualizado em 13/03/2017 10:19
Circula nas redes sociais a informação de que quatro pessoas estariam internadas, em estado grave, em hospitais particulares de Niterói devido ao "Mal da Vaca Louca", como ficou conhecido uma variação da doença de Creutzfeldt-Jakob. Muitos usuários das redes também compartilharam a informação de que a Fundação Osvaldo Cruz já teria diagnosticado e recebido os casos suspeitos.
A prefeitura de Niterói afirmou que não há, até o momento, evidências da relação dos casos suspeitos com o consumo de carne bovina, portanto, não se pode utilizar o termo “Mal da Vaca Louca”. Os quatro pacientes deram entrada na rede privada do município entre o fim do ano passado e o início deste ano. Já a Fundação Oswaldo Cruz negou que tenha diagnosticado ou recebido pacientes.
A Coordenação de Vigilância em Saúde de Niterói foi notificada sobre as suspeitas, três delas em 2016 e uma em 2017. Um dos casos já foi descartado e não houve notificação de óbito, como também circulou pelas redes. Todos os casos são investigados e monitorados.
A Fundação Municipal de Saúde convocou uma equipe, composta por um médico neurologista, pela Coordenação de Vigilância em Saúde e pelo Departamento de Vigilância Sanitária. Técnicos já começaram a entrevistar os pacientes e seus familiares para rastrear possíveis causas para a doença.
O município também comunicou a Secretaria de Estado de Saúde, que está trabalhando com a Fundação municipal de Saúde na investigação.
Fonte: Blog É isso mesmo/ Jornal O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Camilla Silva

    [email protected]

    O blog Preto no Branco nasceu com a intenção de desfazer boatos, mentiras criadas e difundidas, respostas duvidosas de assessorias, entre outros. A autora é jornalista e advogada.