Outros carnavais
24/02/2017 10:01 - Atualizado em 02/03/2017 10:48
O carnaval começa hoje com atrações um pouco mais modestas, mas não menos animadas. Na verdade, em boa parte das cidades da região a folia promete até ser melhor do que em outros carnavais. É que com as prefeituras em crise, a população assumiu a festa, como tem que ser. Em muitos municípios o apoio está sendo dado com a estrutura e logística, cabendo aos organizadores outros custeios. Nesta hora, além da criatividade, a união entre amigos e o apelo ao comércio local têm feito toda a diferença.
Prioridades
Em Campos, diante da falta de dinheiro e com os problemas herdados, o carnaval no Cepop nem vai acontecer, muito menos o fora de época. Mantendo o seu discurso de prioridade, o prefeito Rafael Diniz (PPS) decidiu pelo cancelamento com sua equipe e representantes das agremiações carnavalescas. Claro que com a discordância de alguns. Já a folia de rua voltou com a corda toda, se destacando com o novato Boneco Sem Sossego, na área da Pelinca, e a tradicional Banda Carmen Miranda, na Orla de Guarus. Isso sem esquecer os blocos no Farol e em Santa Maria.
Parceria público-privada
Conhecida por ter o melhor carnaval do interior do Rio, São João da Barra está apostando na parceria público-privada para garantir os dias de folia. Apesar da polêmica ajuda às escolas de samba Congos e Chinês, elas dão um brilho todo especial no carnaval sanjoanense e garantem também retorno à economia. Mas também houve cortes e inovação. Neste ano, a prefeita Carla Machado (PP) decidiu reverter o dinheiro arrecadado com a venda de arquibancadas e estacionamento a áreas como a da Saúde.
Aposta
Macaé também está apostando nos eventos que têm o apoio logístico da Prefeitura. Conhecida por sua rede hoteleira, a cidade registra hotéis com quase 100% das vagas reservadas, como o Othon, na Imbetiba. Os demais hotéis e pousadas estão com taxa de ocupação considerável, informou o secretário Adjunto de Turismo, Léo Anderson. O mesmo acontece em distritos da região serrana macaense, como o Sana.
Resgate
Com o resgate do carnaval de rua, o interior passar a viver um fenômeno que faz da capital o destino de muitos foliões. Afinal, foi o retorno dos blocos em vários pontos do Rio que o fizeram ser uma opção de milhares de turistas, além da Sapucaí. Por lá, é a alegria do povo carioca e os patrocínios que proporcionam o melhor e maior carnaval do mundo. O exemplo de perseverança dado por tradicionais blocos é o mesmo seguido agora, por exemplo, pelos organizadores da Boneca do Waldir, que, após 10 anos, volta a desfilar na avenida Liberdade, em Grussaí, litoral de SJB.
Sem clima
Quem não está no clima do carnaval é bloco do Chequinho. Um print de Whatsapp e um áudio atribuídos ao advogado de Anthony Garotinho (PR), Fernando Augusto Fernandes, revelam que o samba anda atravessado para o grupos. Como mostra reportagem da página 2 desta edição, 12 dos investigados por uso político do Cheque Cidadão não conseguiram Habeas corpus no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para piorar, quatro deles — Ozéias e Miguelito, Ana Alice Ribeiro e Alcimar Ferreira Custódio — correm o risco de serem presos, conforme alertou o áudio atribuído ao advogado, recomendando que eles busquem um lugar seguro.
Fantasia da Seap
Dias desses um político, conhecido por usar seu blog para ataques, mostrou que a réplica do uniforme da secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio estava sendo bastante procurada como fantasia de carnaval no Rio. Se a moda realmente pegar, existirão modelos exclusivos para Campos, inclusive no tom rosáceo.
/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS