Intolerância no transito
23/02/2017 09:54 - Atualizado em 06/03/2017 11:58
A cada dia aumentam os casos de intolerância do trânsito. Depois de um homem ter sido executado a tiros em uma briga de trânsito em São Francisco de Itabapoana, um vídeo que viralizou na internet mostra um motociclista quebrando o retrovisor de um carro na rua Voluntários da Pátria, no bairro da Pelinca, em Campos. O desentendimento entre o condutor da moto e a motorista teria começado após ela ter esbarrado com o retrovisor no jovem. No vídeo, ele soca com força o vidro do carro. Depois destrói o retrovisor. Nas redes sociais rodam versões tanto da motorista, quanto do motociclista, mas nada que justifique tal situação.
Insegurança
Moradores do Parque Alphaville estão preocupados com os casos de violência na área. Bandidos estariam circulando pelo bairro, que tem até uma associação voltada para policias militares. Além de alguns arrombamentos, pedestres estão sendo abordados por homens em uma moto e a insegurança tem sido maior, segundo eles, diante do pouco policiamento. O problema será levado para o comando do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), já que vítimas estão encontrando dificuldades para fazer registros nas delegacias por conta da greve na Polícia Civil.
Sem CPMF
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, negou, ontem, que o governo tenha intenção de recriar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) como uma das medidas da reforma tributária. Na última terça-feira, o ministro-chefe da secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, disse que a CPMF poderia ser recriada para substituir o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), sem aumento da carga.
Crise na Faetec (I)
Apesar da promessa da secretaria estadual de Ciência e Tecnologia de que o ano letivo de 2016 da rede Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) será reiniciado no próximo dia 6, o deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da Alerj, Comte Bittencourt, não acredita na viabilidade do retorno, já que a fundação tem uma dívida de mais de R$ 300 milhões e um orçamento previsto para 2017 inferior ao de 2016. Durante a reunião do Colegiado, ontem, o parlamentar anunciou que pretende se reunir com o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, para debater o planejamento financeiro da instituição.
Crise na Faetec (II)
A situação da rede, que atende a 300 mil alunos por ano em mais de 130 unidades distribuídas em vários municípios do estado, inclusive em Campos, é dramática. No ano passado as aulas foram suspensas por cerca de cinco meses e em alguns locais alunos ocuparam diversas escolas. O ano letivo de 2016 ainda não terminou e a previsão de publicação de um edital para ingresso de novos alunos é somente para o mês de maio. Apesar do cenário, o presidente da Faetec, João Marcos Mattos, garantiu que a normalidade voltará às escolas da fundação.
/
Perda da carteira
O Detran notificou 266 condutores que tiveram suas carteiras de habilitação cassadas para que entreguem o documento imediatamente. Todos eles estão proibidos de dirigir por dois anos, conforme determina o artigo 263 do Código de Trânsito Brasileiro. O aviso — dirigido àqueles não localizados pelos Correios — foi publicado na edição do Diário Oficial de ontem. Após o cumprimento da cassação, eles terão de se submeter a um curso de reciclagem de 30 horas aulas e, depois, a todo o processo para obtenção da carteira.
Recurso
O Detran também está notificando 71 condutores para que apresentem suas defesas prévias e outros 51 para que possam recorrer às juntas administrativas de recursos e infrações. Todos também respondem a processos para cassação de suas habilitações e agora têm 30 dias para entregar suas alegações no protocolo geral na sede do Detran ou em qualquer circunscrição regional de trânsito (Ciretran). Se preferirem, poderão enviá-las ao Detran pelos Correios, por carta registrada, ou pelo site do departamento: www.detran.rj.gov.br.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS