Liderança do PTC
15/02/2017 10:17 - Atualizado em 22/02/2017 12:27
O PTC, uma das maiores bancadas eleitas em 2016 para a Câmara de Campos com três cadeiras, escolheu seu líder na Casa: Cabo Alonsimar. Ele só chegou à Casa porque dois vereadores da sua legenda — Linda Mara e Thiago Virgílio — não foram diplomados por decisão da Justiça no âmbito da operação Chequinho. A reunião que definiu a liderança contou com a presença de Virgílio, presidente do diretório municipal, e dos atuais ocupantes de cadeiras pelo PTC na Casa: além de Alonsimar, Roberto Pinto e Carlos Alberto Canaã.
Outros investigados
Roberto e Carlos Alberto também são réus no “escandaloso esquema”. O primeiro já foi julgado e condenado em primeira instância, assim como Thiago, o mais votado da legenda, e Linda Mara. Eles recorrem da decisão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Canaã será julgado no dia 30 de maio. Alonsimar é o único entre os cinco primeiros da legenda que não foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de usar o programa social da Prefeitura como moeda de troca por votos.
Mais polêmica
Thiago e Linda Mara tentam suspender a decisão que impediu a diplomação de ambos, para que possam recorrer das sentenças no cargo, como ocorre com os outros condenados. Caso eles consigam reverter a decisão do juízo local, Alonsimar e Canaã voltam a ser suplentes. Já Roberto Pinto, além do juízo, ainda pode enfrentar problemas dentro do seu partido por ter votado no vereador Marcão Gomes (Rede) para a presidência da Câmara, enquanto Thiago Virgílio defendia que todos do partido votassem em Vinicius Madureira (PRP).
CDL (I)
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Joilson Barcelos, que deixaria o cargo no final de junho, aceitou um mandato tampão que se estenderá até 30 de dezembro, quando um novo presidente da entidade tomará posse. O mantado tampão será para permitir mudança no estatuto da entidade para que cada gestão termine no fim do chamado exercício fiscal. A decisão foi tomada na assembleia da entidade na última segunda-feira (dia 13). Joilson disse acreditar que no segundo semestre de 2017 a economia brasileira e consequentemente a de Campos começará a dar sinais claros de recuperação.
CDL (II)
Na mesma assembleia, o presidente da Fundação CDL, Marcelo Areas, apresentou um elenco de projetos que a entidade começa a desenvolver já na próxima semana. Segundo ele, a fundação que foi fundada há oito anos só agora superou os tramites burocráticos e está apta a operar. São projetos como “Banco de Talentos”, “ Ação Aprendiz” e o “Voe Juventude” além da “ Escola de Vendas” essa voltada para treinamento de mão-de-obra para o comércio de Campos.
Prevenção
Começa hoje e Macaé uma campanha prevenção de acidentes no período do Carnaval. Os agentes vão abordar os condutores sobre cinto de segurança, velocidade, revisão preventiva, documentos, destino, suprimentos, bagagem, cinto de segurança, álcool, ultrapassagem, cuidado com as crianças, paradas e sono. Com o tema “Planejar é Proteger”, os agentes irão mobilizar a sociedade sobre a importância da educação no trânsito. A ação vai até a sexta-feira (24).
Vai a plenário
A decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, que devolveu a Moreira Franco o status de ministro e o foro privilegiado irá a plenário. A informação é do também Gilmar Mendes, que, ano passado deu uma liminar que impediu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de tornar-se ministro de Dilma Rousseff.
Nuances
Porém, Gilmar Mendes disse que uma discussão em plenário teria dificuldade de fixar uma regra definitiva para o caso de pessoas investigadas que viram ministro porque haveria nuances em cada caso: “É difícil ter um entendimento sumular porque as situações têm nuances, tem aspectos que precisam ser distinguidos, de um caso e do outro”, afirmou.
Charge do dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS