Frank-Walter Steinmeier eleito presidente da Alemanha
13/02/2017 17:17 - Atualizado em 14/02/2017 18:39
Divulgação
Frank-Walter Steinmeier / Divulgação
O ex-ministro das Relações Exteriores da Alemanha Frank-Walter Steinmeier, de 61 anos, foi eleito neste domingo (12) como novo presidente da República. Em pleito realizado pela Assembleia Federal - órgão cuja única função é escolher o chefe de Estado e é formado pelos 630 deputados do Parlamento e por 630 representantes estaduais - Steinmeier recebeu 931 votos e sucederá o atual presidente Joachim Gauck. As informações são da agência italiana ANSA.
O ex-ministro havia sido indicado ao cargo pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e contou com o apoio de todos os partidos que formam a base aliada.
Steinmeier pertence ao Partido Social-Democrata, que, sob a liderança do ex-presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz, apareceu recentemente à frente da União Democrata-Cristã, comandada por Merkel, nas pesquisas de intenção de voto para as eleições legislativas de setembro.
De perfil conciliador, o ex-ministro Steinmeier terá mandato de cinco anos como o 12º presidente da Alemanha. "Precisamos ter coragem. Quando os fundamentos da democracia vacilam em outros lugares, nós devemos permanecer firmes nesses fundamentos", disse o novo chefe de Estado em seu primeiro discurso.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS