Pierrô completa 20 anos em SJB
24/02/2017 19:33 - Atualizado em 27/02/2017 12:34
Uma das maiores tradições do carnaval de São João da Barra completa 20 anos na avenida. O paisagista sanjoanense Paulo Sérgio de Araújo Moreira iniciou sua vida de folião aos dez anos, numa roupa e máscara que sua mãe, Arlinda, pediu que confeccionasse. Aos 13, ganhou de presente o patins que seria uma paixão para vida toda. Desde cedo, também participava dos trabalhos no barracão do Chinês, sua escola de coração.
Desde a folia de 1997, já foram confeccionados 20 pierrôs que venceram 17 Concursos de Máscaras e Dominós de SJB. O preferido de Paulinho é o Pierrô da Paz, que desfilou em 2015. Suas criações chegaram ao Rio de Janeiro e participaram do badalado Concurso de Fantasias do Hotel Glória. Em 2006, com o pierrô Máscaras de Veneza, conquistou o terceiro lugar, mesma colocação do ano seguinte, com o pierrô Chinês.
Autodidata nas confecções, observava seu tio Geraldo Costa colocar o Bloco Indianos na avenida. Foi com ele que aprendeu a confeccionar o corta-voz, instrumento artesanal de sopro feito de latão, que acompanha o mascarado. Com seu pai, Osvaldo Costa, aprendeu a fazer máscaras de jornal com grude.
Em 2017, o mascarado traz uma nova versão da Máscara de Veneza. Em relação à folia dos dias atuais, Paulinho é enfático: “o Carnaval antigamente era muito mais criativo. Os foliões brincavam muito mais porque não tinha abadá”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS