Tradição de Congos e Chinês
Matheus Berriel 24/02/2017 19:24 - Atualizado em 27/02/2017 12:35
Na noite deste domingo (26), acontecem os desfiles das escolas de samba de São João da Barra, na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, a famosa avenida do Samba, no Centro. Congos será a primeira a desfilar, às 22h. Logo em seguida, à meia-noite, será a vez da Chinês. A ordem dos desfiles foi definida em reunião no último dia 17.
O enredo da Congos, “Riscando o chão da avenida, vermelho é amor, é sangue, é vida!”, faz uma homenagem à cor mais forte do pavilhão da escola. Aproximadamente 600 integrantes formarão o desfile, quem terá três carros alegóricos, três tripés e cinco alas. No abre-alas, será mostrado o vermelho na natureza, com a extração da tinta pelos índios para pintar o próprio corpo. O carro seguinte tratará da cor na religião, em um paradoxo entre o céu e o inferno, além de uma analogia à sedução, com um cabaré sendo apresentado na avenida. Já a última alegoria fará referência a Marte, o planeta vermelho. A bateria da Congos será formada por 70 ritmistas vestidos de malandros, tendo à frente a madrinha Tayane Barreto. Ian Machado e Clarissa Martins formarão o casal de mestre-sala e porta-bandeira. Na ultima quarta-feira (22), a escola passou animada no ensaio geral.
— Queremos com o enredo, também, ressaltar o amor pela escola. Pretendemos esse ano manter o padrão de outros carnavais, levando à avenida muito luxo e criatividade, que são marcas dos Congos — disse o carnavalesco Geraldo Lopes.
Já Chinês, levará para a avenida uma mensagem relacionada à busca interior. O enredo, denominado “Fonte da Juventude”, tem como objetivo mostrar ao público que a beleza e a juventude estão dentro de cada pessoa, deixando de ser uma questão meramente externa. Para desenvolver o tema, a escola contará com dois carros alegóricos e dois tripés. No abre-alas, o tema será “A busca pela fonte da juventude”, seguido pelo carro-chefe, tratando sobre a beleza. A tradicional ala das camisas fará parte do desfile, acompanhada de outras duas alas. Carlatriz Lopes será a madrinha da bateria comandada pelo mestre Daniel Santos, enquanto os irmãos Caiki Pinto e Merilyn serão o mestre-sala e a porta-bandeira, respectivamente. O ensaio geral da Chinês foi realizado na ultima terça (21).
— A escola passa por um momento difícil e posso afirmar que esse é o Carnaval da superação, do desafio e da entrega. Nosso trabalho no barracão começou em dezembro. O sucesso que viermos a obter na avenida será dos componentes e da família Chinês — destacou Luciano Vicente que faz parte da Comissão de carnaval juntamente com Gil Viana, Tarciso Malhardes, Marilyn Pinto e Guinther Matos.
Após o desfile deste domingo, às escolas retornarão para a avenida na terça-feira (28), nos mesmos horários, mas com a ordem invertida. O repeteco dos desfiles fechará a programação do Carnaval de SJB, que é considerado o melhor do interior do estado do Rio de Janeiro. Este ano, a festa popular da cidade tem como slogan a frase “Espalhe alegria como se fosse confete”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS