Boi Capeta fecha pré-Carnaval
24/02/2017 12:28 - Atualizado em 27/02/2017 12:31
/
Mal começou o carnaval nas grandes cidades, mas na área central de Campos já vai terminar. Acontece nesta sexta-feira (24) à noite o último bloco do tradicional “pré-carnaval”, que neste ano se tornou a programação oficial da festa de rua na cidade, já que os desfiles das escolas de samba não vão acontecer, nem outros eventos organizados pela Prefeitura. A última atração de renome será o Boi Capeta. Nessa quinta (23), foi a vez da Banda Carmen Miranda. Um desfalque de peso ficou por conta da Batalha de Confetes Ouro Azul, que não aconteceu por falta de apoio financeiro e estrutural, interrompendo uma tradição de 45 anos. Em contrapartida, no último dia 14, houve a estreia do Boneco Sem Sossego.
Criado há 47 anos, o Boi Capeta surgiu como uma brincadeira dos jogadores do Goytacaz. Sempre na sexta-feira de carnaval, o bloco começa com a concentração em frente ao estádio Ary de Oliveira e Souza, na rua dos Goitacazes (rua do Gás). O percurso passa em contramão pela rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa) até a 13 de Maio, onde é feita a primeira curva de uma volta olímpica, que termina novamente na rua dos Goitacazes, na escola de samba Ururau da Lapa. Há premiações com troféus e medalhas para a rainha, musa e madrinha do bloco.
— Os blocos mantêm a tradição do Carnaval campista. Se não tivermos o nosso pré-carnaval, a cidade vai ficar morta, sem história — disse o coordenador do bloco, Luiz Augusto “Coliseu”.
No último dia 8, o superintendente de Entretenimento e Lazer de Campos, Hélio Nahim, esteve reunido com representantes das escolas de samba campistas, que apresentaram uma agenda positiva com sugestões de eventos para angariar recursos, já pensando no carnaval de 2018. Na agenda, há a possibilidade de que aconteça um baile de carnaval em março. O evento marcaria a entrega oficial da agenda ao prefeito Rafael Diniz, que, neste momento, optou por priorizar saúde, educação e a folha de pagamento.
No Xexé, em Farol do São Thomé, será realizado neste sábado, às 13h, o Bloco Urubu Rei, com apoio da Plena TV. No local, haverá samba e feijoada.
Sem carnaval na região — Em São Fidélis, município que recentemente declarou calamidade financeira, o secretário de Cultura e Turismo, Ely Corrêa, disse que a Prefeitura não realizará o carnaval, mas “nada impede que o povo organize e se manifeste em blocos”. Foi apresentada à Liga das Escolas de Samba de São Fidélis (Liesf) a proposta de um carnaval fora de época, que está sendo analisada. Em Carapebus e São Francisco de Itabapoana, não há nenhum evento previsto, seguindo o pedido de “cautela” do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS