Banda Carmem Miranda em grande estilo
Matheus Berriel 22/02/2017 19:06 - Atualizado em 24/02/2017 13:32
A noite desta quinta-feira (23) será marcada pelo início oficial do pré-Carnaval de Campos. A festa, antes prevista para começar no sábado (18), acontece, após 45 anos ininterruptos, sem a Batalha de Confetes de Ouro Azul devido à falta de apoio financeiro e estrutural. Desta maneira, a tradicional programação será inaugurada com a Banda Carmem Miranda, que completa 25 anos. A concentração está marcada para as 20h, em frente ao salão de festas Parthenon, no Jardim Carioca, em Guarus. Cerca de 500 abadás foram confeccionados e distribuídos gratuitamente. Foliões de outras cidades também estão sendo esperados.
Em entrevista à Folha da Manhã no final de janeiro, o fundador e coordenador da banda, Flávio Azulão, contou que a ideia inicial era de que houvesse inovações, com um desfile pela orla de Guarus, começando na esquina da avenida Francisco Lamego, no parque Jardim Carioca, com sentido à ponte Barcelos Martins, e terminando embaixo do viaduto (ponte Leonel de Moura Brizola). Porém, devido a um imbróglio para conseguir apoio, ficou decidido que o evento será fixo, no mesmo local da concentração.
A Prefeitura de Campos dará auxílio estrutural, disponibilizando o som e o palco. O apoio foi obtido através de uma ponte feita pelo vereador e segundo vice-presidente da Câmara, Jorginho Virgílio (PRP), junto à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e as superintendências de Entretenimento e de Iluminação Pública. Comerciantes e moradores do Jardim Carioca também contribuíram para a contratação de uma banda de marchinhas carnavalescas.
— Apesar das dificuldades, conseguimos apoio para realizar o evento e manter a tradição da Carmem Miranda, que há 25 anos faz parte do Carnaval campista. Estava preocupado de não acontecer o evento, muita gente da comunidade e até de outros locais havia me procurado perguntando sobre o evento. Não podíamos deixar de fazer. Foi na correria, mas agora está confirmado — disse Azulão.
A tradição da Banda Carmem Miranda começou em 1992, quando um grupo de amigos que frequentava um bar na orla de Guarus decidiu criar a banda da Pequena Notável para animar o pré-Carnaval campista. Inicialmente, cerca de 30 pessoas participavam da brincadeira. Entre quatro e cinco anos depois, houve a mudança do nome. A escolha do lugar para a realização dos desfiles está relacionada ao nascimento do bloco. Como manda a tradição, além das marchinhas, está confirmado o show das drag queens.
Também nesta quinta-feira, será realizado o Bloco Cabeça de Gato, que será dividido em duas partes: das 17h às 19h, em frente ao bar Ao Gato Preto, e das 19h às 23h, em frente ao Boteco do Cabeça. Outro evento tradicional acontecerá amanhã: o Boi Capeta, que está completando 47 anos. Sempre na sexta de Carnaval, o bloco tem sua concentração em frente ao estádio Ary de Oliveira e Souza, na rua dos Goitacazes (antiga rua do Gás). O percurso passa em contramão pela rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa) até a 13 de Maio, onde é feita a primeira curva de uma volta olímpica, que termina novamente na rua dos Goitacazes, em frente à escola de samba Ururau da Lapa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS