Macaé relembra antigos carnavais
20/02/2017 15:58 - Atualizado em 20/02/2017 15:58
Ana Chaffin/Secom Macaé
Carnaval / Ana ChaffinSecom Macaé
A Praça Veríssimo de Melo, em Macaé, foi palco, de mais uma ação, através da Secretaria de Cultura, o tradicional Baile de Máscaras, que resgata o carnaval de rua, levando à população o encanto dos antigos carnavais. A maioria dos foliões eram crianças e idosos que se alegraram ao som das marchinhas e se divertiram com o concurso de máscaras, onde jurados premiaram as melhores criações nas categorias ‘Luxo’ e ‘Originalidade e Criatividade’.
A Orquestra Popular de Macaé (OPM), regida pelo Maestro Bruno Py, comandou o baile, relembrando marchinhas de Pixinguinha, e dividiu o coreto com as apresentações dos atores Hélder Santana e Cláudia Byspo.
Personalidades que marcaram os carnavais também estavam na folia, como a primeira Drag Queen de Macaé, Luna Galtiely e Jorge Machado de Paula, com seus mais de 35 anos de arte e cultura carnavalesca, nos quais coleciona 25 títulos de campeão do carnaval macaense.
Concurso de Máscaras - Ponto máximo do baile popular, o concurso de máscaras levou para a passarela a animação dos foliões, que foram premiados.
Os vencedores ganharam um dia de beleza e microbooks fotográficos.
Para o público, o momento foi de descontração, alegria e nostalgia. “Acho que nunca mais se fez um carnaval tão bom como o de antigamente. Essas marchinhas fazem a gente voltar no tempo”, disse João Ribeiro, 67, morador de Cajueiros, elogiando o repertório tocado pela Orquestra Popular de Macaé.
Destacando o resgate cultural, a secretária de Cultura, Tânia Jardim, relembrou a importância dos bons carnavais, afirmando que com ações como essa, todos ganham.
- O carnaval é a festa do povo e para o povo, nada melhor do que a praça pública como palco de tudo isso. Agradeço, em nome da Secretaria de Cultura, a Prefeitura Municipal e a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para o sucesso do evento. Obrigada a equipe da Cultura pelo trabalho e união. E que venham mais resgates culturais, mais magia e diversão. Macaé merece. Nós merecemos”, registrou a secretária. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS