Baile de Máscara anima Carnaval macaense
17/02/2017 20:35 - Atualizado em 20/02/2017 16:00
A Praça Veríssimo de Melo foi palco, na noite de quinta (16), de mais uma ação da Prefeitura Municipal, através da secretaria de Cultura, o Baile de Máscaras, contextualizado na proposta de resgate ao carnaval de rua, levando à população o encanto dos antigos carnavais. A maioria dos foliões era formada por crianças e idosos que se alegraram ao som das marchinhas e se divertiram com o concurso de máscaras, onde jurados premiaram as melhores criações dentro das categorias ‘Luxo’ e ‘Originalidade e Criatividade’.
A Orquestra Popular de Macaé (OPM), regida pelo Maestro Bruno Py, comandou o baile, relembrando as marchinhas e homenageando o eterno Pixinguinha, e dividiu o coreto com os atores Hélder Santana e Cláudia Byspo que deram um show de apresentação, informando e interagindo com o público.
Personalidades que marcaram os carnavais também estavam na folia, destaque para Luna Galtiely, primeira Drag Queen de Macaé e Jorge Machado de Paula, o conhecido Jorginho di Paula, com seus mais de 35 anos de arte e cultura e o teatro leva Jorginho a outra vertente artística, o carnaval. Ele fez o seu primeiro trabalho como carnavalesco em 1979, mais tarde, partiu para o Rio de Janeiro, para buscar novos conhecimentos do cenário artístico do carnaval carioca, vendo de perto a elaboração do trabalho dos famosos Joãozinho Trinta e Rosa Magalhães. O resultado deste trabalho são 30 anos de carnaval, sendo 25 títulos de campeão do carnaval macaense. “A minha vida é a tragédia de ser artista e a comédia de ser feliz”, declara Jorginho.
Concurso de Máscaras - Ponto máximo do baile popular que faz a prévia do Carnaval macaense, o Concurso de Máscaras levou para a passarela a animação dos foliões da terceira idade e, neste ano, crianças também puderam participar da brincadeira pela primeira vez.
A premiação foi distribuída entre as categorias Luxo e Originalidade/Criatividade. O primeiro lugar foi indicado de acordo com as duas categorias, respectivamente, para Cleidy, do Centro (Arlequina) e Élida Louzada, do Trapiche (Bruxa boa). A segunda colocação foi para Margarida Bersot, da Imbetiba (Cinderela) e Miriam Ribeiro, do Lagomar, (Mosquito da Dengue). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS