Macaé faz campanha para trânsito seguro no Carnaval
15/02/2017 18:48 - Atualizado em 18/02/2017 13:42
Divulgação
Macaé / Divulgação
Começou nessa quarta-feira (15), nas vias das praias do Pecado e Cavaleiros, em Macaé, a campanha da secretaria de Mobilidade Urbana para prevenção de acidentes no período do Carnaval. Os agentes vão abordar os condutores sobre cinto de segurança, velocidade, revisão preventiva, documentos, destino, suprimentos, bagagem, cinto de segurança, álcool, ultrapassagem, cuidado com as crianças, paradas e sono.
Com o tema “Planejar é Proteger”, os agentes irão mobilizar a sociedade sobre a importância da educação no trânsito. A ação vai até a sexta-feira (24) e atuará também no Lagomar (16), Aeroporto (17), Rua da Praia (21), Barra de Macaé (22), Córrego do Ouro (23) e Praça Veríssimo de Melo (24).
O secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes, destaca a importância da campanha. “A informação sobre manutenção do veículo e utilização do cinto de segurança tem sempre que ser lembrada. Além disso, nunca é demais repetir que se beber, o condutor não deve dirigir”, comentou o secretário.
PREVENÇÃO
Muitas pessoas aproveitam o feriadão do Carnaval para viajar. Contudo, a falta de manutenção do carro e, principalmente, a imprudência nas estradas, podem aumentar em até 15% o número de acidentes no trânsito durante esse período.
Por isso, antes de pegar a estrada, agende uma revisão do seu carro em uma concessionária autorizada e certifique-se que itens como pneus, lanternas, freios, extintor de incêndio e também as condições do motor, estejam adequadas para viajar.
Se você não conhece a estrada, trace um plano de viagem. Pesquise em um mapa da região para onde pretende visitar quais são os pontos de perigo, se há obras em algum trecho, além de consultar pessoas que já passaram pelo local.
Não é preciso dizer o quanto é importante respeitar a sinalização, usar o cinto de segurança, manter distância do veículo que está na frente e diminuir a velocidade durante a noite, período em que há uma sensível redução do campo de visão.
Outra dica é evitar dirigir cansado. Faça pequenas pausas durante a viagem para tomar um café e relaxar.
Durante o Carnaval, é comum se exceder na quantidade de álcool ingerido. Ficar alegre e se divertir faz parte, mas jamais pegue a direção estando alcoolizado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS