Orquestra do Boitatá no Teatro do Sesi
Matheus Berriel 14/02/2017 18:28 - Atualizado em 16/02/2017 13:42
  • Bloco

    Bloco

  • Bloco

    Bloco

  • Bloco

    Bloco

  • Bloco

    Bloco

Nesta quinta (16), o Teatro do Sesi/Campos receberá a orquestra de rua do Cordão do Boitatá, um dos principais blocos do Carnaval carioca. O repertório do grupo conta com vários sambas, choros, maxixes, afoxés da Bahia, marchinhas e frevos que tradicionalmente animam os foliões do Rio de Janeiro. A apresentação está marcada para as 19h. Nesta quarta (15), a orquestra estará no Sesi de Itaperuna.
Fundado em 1996, o Cordão do Boitatá teve um papel importante na retomada e na revitalização do Carnaval de rua do Rio. No ano seguinte, o bloco passou a circular nas ruas estreitas repletas de casarios, proporcionando uma boa acústica, visto que o percurso é realizado sem caixas de som. Com o aumento do número de foliões, a festa foi se readaptando com o passar do tempo. No Carnaval de 2011, ganhou o Prêmio O Globo de Blocos, na categoria “Melhor Música”, e no de 2014, o Prêmio Serpentina de Ouro, na categoria “Melhor Bloco”.
Atualmente, o Cordão do Boitatá é dividido em dois momentos: o pré-carnaval, com um cortejo que começa na praça XV e termina na Praça Tiradentes, contando com quase 100 instrumentistas de sopros e percussão, e mais de 80 mil pessoas; e o tradicional Baile Multicultural, realizado desde 2006, sempre no domingo de Carnaval, em um palco montado na praça XV. Trata-se de um grande show ao ar livre, com inúmeros convidados, como Martinho da Vila, Jongo da Serrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá, Marisa Monte, Hamilton de Holanda e Yamandu Costa, dentre outros grandes nomes da música brasileira.
Em fevereiro de 2004, aconteceu o lançamento do primeiro CD do grupo Cordão do Boitatá. Batizado como “Sabe lá o que é isso”?, o trabalho contou com participações especiais de Dona Ivone Lara e Xangô da Mangueira, e recebeu elogios da crítica especializada em todo o país. Em 2010, foi gravado um disco em homenagem ao centenário do compositor Mário Lago. Já em 2013, foi a vez do DVD “ABC do Sertão”, com desenhos animados inspirados nas músicas de Luiz Gonzaga.
Em Itaperuna e Campos, além das tradicionais músicas carnavalescas, a orquestra do Cordão do Boitatá também apresentará clássicos de artistas nacionais e internacionais, como Villa-Lobos, Bob Marley, Fela Kuti e Abdulah Ibrahim. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 12 nas bilheterias dos teatros. Estudantes, idosos e deficientes físicos pagam meia-entrada. Associados do Sesi têm direito a entrada franca. O teatro do Sesi/Campos está situado na avenida Deputado Bartolomeu Lysandro, 862, em Guarus.
“O Cordão do Boitatá está completando 21 anos de Carnaval. Para a gente, representa trazer um pouco dessa tradição e resgatar um pouco do Carnaval de rua, que Campos perdeu muito. É uma oportunidade para quem gosta da folia. Muita gente sai para curtir o Carnaval em outras cidades. Então, estamos esperando um público bem animado, algo em torno de 400 pessoas. Teremos venda de bebidas, um churrasquinho, estamos nos preparando para receber bem o público”, disse Alexandre Ferram, auxiliar administrativo do Sesi/Campos.
A iniciativa faz parte do programa Sesi Cultural, que tem como objetivo promover o acesso à arte em todo o estado, realizando programas e projetos culturais, investindo numa política de desenvolvimento da Indústria Criativa para oferecer à população opções artísticas como música, teatro, cinema, artes plásticas, poesia e dança.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS