Obama se despede da Casa Branca
19/01/2017 12:37 - Atualizado em 19/01/2017 16:43
Divulgação
Obama se despede da Casa Branca / Divulgação
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, termina o mandato com 60% de aprovação, segundo a mais recente pesquisa CNN/ORC. Para a opinião pública mundial, ele foi reconhecidamente um dos mais populares presidentes do país, entretanto, manteve uma média de 40% de reprovação. A aprovação de 60% é sua melhor marca desde junho de seu primeiro ano de mandato.
Em comparação com outros presidentes, Obama está perto dos líderes mais populares. O democrata Bill Clinton deixou a Casa Branca com 66% de aprovação em janeiro de 2001 e o republicano Ronald Reagan tinha 64% em janeiro de 1989.
Ainda segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados disseram que a presidência de Obama foi um sucesso, 49% disseram que o sucesso se deve aos esforços pessoais do presidente.
Nessa quarta (18), Obama concedeu sua última entrevista coletiva antes de deixar o cargo. Bem humorado, ele começou dizendo que ficou tentado a usar um traje de praia, mas foi desaconselhado por sua mulher, Michelle.
Dezenas de congressistas democratas já anunciaram que irão boicotar a posse de Trump, mas Obama não quis comentar o assunto, garantindo que ele e a mulher estarão presentes. O presidente disse ainda acreditar que Trump pode mudar suas posições em relação a alguns assuntos e “chegar às mesmas conclusões que eu cheguei”.
Entre as prioridades após deixar o cargo, Obama disse que pretende passar mais tempo com as filhas e a mulher, com quem completa 25 anos de casamento este ano, e que deve escrever, observar os acontecimentos e também absorver com mais calma tudo o que passou em seus oito anos na Casa Branca.
A passagem oficial do cargo acontece amanhã. As cerimônias de posse de Donald Trump terão início hoje e vão continuar até sábado. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS