Oficinas e cursos de arte em Macaé
23/01/2017 09:53 - Atualizado em 24/01/2017 13:36
/
Durante os próximos dias, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Malvinas, em Macaé, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura oferecerá oficinas artísticas para a população local e regional. Serão ministradas exibições de curtas, aulas de teatro, dança e contação de histórias, com dinâmica, poesias e música. E, entre o final de janeiro e início de fevereiro, estarão abertas as inscrições para as escolas de arte do município.
Nesta terça (24), acontecerá a exibição de curtas que abordam variados temas, como perspectivas de futuro, diversidade cultural no Brasil e relação familiar. A apresentação será das 9h às 12h. Na parte da tarde, entre 15h e 18h, haverá a “Escuta Musical”, com o objetivo de estimular uma audição mais atenta das músicas a partir da percepção de seus conteúdos, com discussões sobre gênero, estilo, tecnologia e história. E, na quinta-feira (26), o público poderá acompanhar a oficina “Poesia e Performance”, das 14h às 18h.
/
Além das atividades, será aberto o período de inscrição para as escolas de arte do município. Entre os dias 9 e 10 de fevereiro, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) oferecerá vagas para cursos de pintura (a partir dos 12 anos), musicalização infantil (sete a 12 anos), teatro infantil (sete a 11 anos), teatro adolescente (12 a 17 anos), teatro adulto (18 anos em diante), canto (a partir dos 16 anos), piano, bateria, percussão, trompete, trombone, saxofone, baixo elétrico, guitarra, violão, violoncelo, teclado, flauta transversa, flauta doce (a partir dos 13 anos). Já a Escola Municipal de Dança (EMDança), entre 23 e 27 de janeiro, oferecerá vagas para ballet, jazz e danças urbanas.
Para as inscrições, nas sedes das instituições, é necessário que o candidato apresente certidão de nascimento, declaração de escolaridade, comprovante de residência, identidade e CPF dos responsáveis. Os que desejam se matricular na EM Dança devem levar, também, uma foto 3x4 no ato da inscrição.
No Polo de Cultura Fronteira, a Secretária de Cultura, Tânia Jardim, se reuniu com sua equipe e funcionários com o objetivo de concentrar informações tendo como pauta matrículas, renovações de matrículas, modalidades oferecidas e planejamento anual.
— Iniciamos o ano de 2017 com uma considerável demanda, resultante dos trabalhos realizados no ano anterior. Planejamento e trabalho em equipe são primordiais, principalmente nesse período, para o bom funcionamento e atendimento às comunidades durante todo o ano — pontuou.
A sede da Emart está localizada na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro. O EMDAnça funciona na Rua São João, no Centro de Macaé. (P.V.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS