Quem foi o primeiro a denunciar a farra no Cheque Cidadão?
Alexandre Bastos 22/09/2016 11:45

cheque

Em junho deste ano, ao detectar o aumento do número de beneficiados pelo programa Cheque Cidadão, o vereador Marcão (Rede) disparou: “Já estão distribuindo Cheque Cidadão para comprar votos. Estou falando com todas as letras, pode me processar”, disparou o vereador (aqui).

Porém, o primeiro a detectar uma "farra" não foi Marcão.

Em 2015 o secretário de Governo Anthony Garotinho (PR) denunciou abusos no programa em Campos. Ele disse que “tinha gente com 10, 20 cartões na mão” (aqui). "Isso é um escândalo, é uma vergonha". Na época, o programa chegou a ser suspenso.

O problema é que meses após Garotinho anunciar que havia esse abuso, o Cheque Cidadão foi turbinado e, segundo a investigação do MPE, o número de inscritos saltou de 11 mil para quase 30 mil. Será que dessa vez ele não conseguiu notar?

Suspenso - Hoje (22), como mostra o blog "Na Curva do Rio" (aqui), o juiz Eron Simas suspendeu o benefício das pessoas que entraram a partir de junho, época em se falava na "lista do cheque cidadão" (aqui).

Recordar é viver - Para quem não se lembra, a eleição de 2004 foi marcada pelo uso das máquinas (Estado e Prefeitura). Naquele ano, como mostra uma matéria do jornal “O Globo” (aqui), “na reta final da disputa, o governo do estado distribuiu Cheque Cidadão, cestas básicas, kits escolares e até casa a R$ 1”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS